O procurador-geral adjunto do Rio Grande do Norte Jovino Pereira Sobrinho e o promotor de Justiça Wendell Beetoven Ribeiro Agra foram baleados na manhã desta sexta-feira (24) dentro da sede do Ministério Público do Estado. Ambos foram socorridos. Ninguém foi preso.
De acordo com a Polícia Militar, o atirador é o servidor Guilherme Wanderley Lopes da Silva, de 44 anos, que invadiu uma reunião no segundo andar do prédio e efetuou os disparos.
O alvo
O procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, era o alvo original na ação do servidor identificado como Guilherme, no fim da manhã desta sexta-feira.
O servidor procurou por Rinaldo, mas lhe foi comunicado que o chefe do MPRN não se encontrava.
Nesse momento, ele disparou contra Jovino Pereira, procurador-geral adjunto e o promotor Wendell Bethevon. Ambos auxiliam o PGJ na administração do MPRN.
O Perfil do suspeito
De acordo com a PM, o servidor Guilherme Wanderley, de 44 anos, está foragido e armado. Usando um casaco de cor branca, onde escondia a arma, o atirador entrou na sala onde estavam o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, além de Wendell Beethoven, Jovino Pereira e mais duas pessoas, por volta das 11h.
Depois de chegar ao local, ele falou algo aos presentes antes de efetuar os disparos. Não há a confirmação sobre quantos tiros foram dados pelo servidor, mas Beethoven e Jovino foram atingidos por uma bala, cada um, o Secretário de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca estava participando de um evento na sede do Ministério público, e foi ele como médico que realizou os primeiros socorros dos alvejados pelo disparo. Após o crime, Guilherme conseguiu fugiu.
Há informações extraoficiais de que o servidor teria sido afastado temporariamente das funções devido a um processo administrativo, mas não se tem confirmação se isso poderia ser a motivação para o crime. Contudo, os delegados Herlânio Cruz e René Lopes, que investigam o caso, ainda não confirmam essa versão.
A Procuradoria Geral de Justiça pede a divulgação da imagem do servidor Guilherme Wanderley:
As vítimas
Jovino Sobrinho foi ferido com um tiro no abdômen, mas o projétil não atingiu órgão vital nem estrutura importante. Ele está estável e realiza agora uma laparotomia (cirurgia abdominal).
Já Wendell Beethoven foi ferido com um tiro no tórax, e vai realizar uma cirurgia para drenar a hemorragia. O risco é moderado, mas ele está estável.