Pix: veja como pedir devolução no BB, Caixa, Santander e Itaú

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.
- publicidade -

Segundo a empresa de cibersegurança Psafe, foram registradas mais de 44 milhões de tentativas de golpes digitais em 2021. Na intenção de auxiliar os usuários prejudicados, o mecanismo de devolução do Pix foi liberado em novembro deste ano. 

Com a chegada das festas de final de ano, tais golpes têm se popularizado. Em cinco dias, a Psafe registrou mais de 38 mil bloqueios de links suspeitos e identificou inúmeros perfis falsos com mais de 500 mil seguidores aplicando golpes de cartão e Pix. 

Apesar de os bancos terem implementado mudanças para dar mais segurança às transações com Pix, centenas de pessoas ainda são vítimas de golpes diariamente. Quando isso acontece, o banco que realizou o pagamento fica responsável pela análise do processo e pela devolução do dinheiro. 

Banco do Brasil 

Caso tenha realizado o pagamento no BB, o cliente pode recorrer por meio do aplicativo da instituição. O valor pode ser devolvido parcial ou integralmente e depende do saldo existente na conta que recebeu o dinheiro. O Banco do Brasil não devolve o valor em casos de transações feitas incorretamente. 

Caixa Econômica Federal 

Em casos de fraude em contas da Caixa, o cliente deve contestar diretamente numa agência. Após a solicitação, o banco procurará por indícios de golpe e, caso seja confirmado, a Caixa Econômica devolverá o valor junto à instituição recebedora. 

Santander

No Santander, o processo de devolução é totalmente digital. A análise é rápida, assim como o bloqueio temporário do serviço e a devolução da quantia envolvida. O cliente também pode solicitar o mecanismo ligando para o telefone 4004-3535. A instituição bancária não se responsabiliza por transferências equivocadas ou desavenças comerciais. 

Itaú

Ao constatar erros ou fraudes no Pix, o cliente Itaú deve contatar o banco o mais rápido possível por meio digital ou presencial para solicitar a devolução. O processo depende da avaliação realizada pela instituição e do saldo disponível na conta favorecida. Além disso, o Itaú recomenda que o cliente faça um B.O para que as autoridades federais possam tomar as devidas providências.

Como a ferramenta de devolução do Pix é recente, o Banco Central informou que os números de devoluções já feitas ainda não estão disponíveis. Por isso, é preciso se atentar na hora de realizar transações, principalmente de alto valor. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais