Baleias encalhadas no Litoral do RN são diagnosticadas com infecção parasitária
Redação
03/06/2024 | 12:50
As 21 baleias-pilotos que foram encontradas encalhadas na manhã da última sexta-feira 31, no município de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar, receberam um diagnóstico de infecção parasitária nos aparatos auditivos após cinco dos animais morrerem e passarem pelo procedimento de necropsia – realizado pela equipe técnica do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN). A infecção é o motivo que provocou a desorientação espacial dos indivíduos.
O encalhe tem sido acompanhado de perto por equipes do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A coordenação do Projeto Cetáceos da Costa Branca explicou que “a presença desses parasitas em grandes quantidades pode comprometer a orientação dos animais, o que provoca o comportamento de adernação”. De acordo com a equipe, mais uma operação embarcada para tentar desencalhar o grupo foi iniciada nesta segunda 3.