Setor de criminalística do ITEP é interditado pela Vigilância Sanitária de Natal
Na manhã desta quinta-feira (12) o setor de criminalística a do Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP) foi interditado por falta de condições sanitárias e ambientais. No último dia 4, foi entregue um relatório elaborado pelo Setor de Vigilância Sanitária de Natal (Visa Natal) a Secretaria de Estado da Segurança Pública e e da Defesa Social (Sesed), órgão responsável pelo ITEP-RN, reportando as irregularidades no local, mas nenhuma ação foi tomada. Ainda não há previsão para o retorno dos serviços.
De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária, José Antônio, as condições inadequadas de trabalho comprometem questões sanitárias e a saúde dos funcionários.
“Não existe uma área adequada, a sala apresenta infiltrações e mofo. Então você tem uma série de irregularidades que envolve questões ambientais e de saúde do trabalhador. A recorrente exposição de corpos e ilegalidades nas questões sanitárias e ambientais agravam a paralisação”, explica.
Segundo o chefe, a falta de estrutura do prédio do ITEP e escassez na destinação de recursos ao setor, contribuíram ainda mais para a paralisação.
“Nós estamos protegendo a população, a secretaria precisa fazer o investimento, os corpos expostos e as condições sanitárias são horríveis, e nenhuma ação de impacto tem sido feita. Como estamos próximo ao rio, implica ainda mais o problema, tanto para quem trabalha como para população circunvizinha ”, afirma.
Segundo afirma José Antônio, há uma previsão da secretaria para construir um espaço novo, mas diante da situação crítica, a ação paliativa foi necessária.
“A nossa ação de intervenção é justamente no sentido de intervir para melhorar. Apresentamos que enquanto não for feito os reparos necessários, possamos ser transferidos para outro local”, conclui.