SMS imunizou mais de 188 mil contra Influenza e alerta para importância da vacinação

- publicidade -

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) alerta para o aumento no número de casos de gripe com evoluções para o quadro de pneumonia, bronquite e outras doenças respiratórias por falta de imunização. Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, no dia 10 de abril, a SMS já imunizou 78,78%, o que corresponde 188.625 pessoas imunizadas.

A Campanha segue até a próxima sexta-feira, dia 31, e a procura pela vacina na última semana de campanha continua movimentando as Unidades de Saúde. A meta é imunizar 90% (215 mil) do público alvo.

Na Unidade de Saúde São João, localizada na Avenida Romualdo Galvão – Tirol, por exemplo, a procura é constante e mesmo com uma alta demanda os usuários saem satisfeitos com o serviço, como foi o caso do pedreiro João Vicente de 42 anos que relata “Eu sempre venho aqui no São João e nunca fui mal atendido por ninguém, muito pelo contrário. Aqui eu sei que vou encontrar o que eu preciso e sempre recebo orientações muito esclarecedoras. Eu gosto de saber que aqui eu tenho tratamento adequado caso fique doente e que também posso me prevenir que é o que vim fazer hoje tomando a vacina”.

A Vacina contra influenza está disponível para todos os grupos prioritários. Crianças de 6 meses até menores de seis anos estão inseridos neste grupo e foi por isso que a vendedora Ana Cristina Virella levou sua filha de três anos, Priscilla Cristina Virella, para também se proteger na UBS São João. Ela afirma que “é muito importante estar protegido desde cedo. As crianças são muito frágeis principalmente nesta primeira infância. Não vim antes porque estava sem tempo, mas agora eu arrumei uma brecha para manter minha filha saudável”.

Já Lêda Maria de Carvalho, que é idosa, foi acompanhada pela filha Rosângela Gomes de Carvalho. “Viemos aqui para mantermos nossa saúde e nos surpreendemos com o atendimento dos funcionários. Já tínhamos vindo outras vezes nos vacinar, mas dessa vez foi surpreendente porque mesmo com muita gente o atendimento foi bem rápido e muito atencioso” afirmou Rosângela. Enquanto Lêda Maria Gomes de Carvalho destacou que “me senti muito bem durante todo o processo. O Atendimento é ótimo e rápido, dá para perceber que todos aqui fazem o que gostam neste local e fazem com muito amor” finaliza a aposentada sobre o atendimento da UBS São João.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). Aqueles que ainda não se vacinaram poderão procurar a USF mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira.

Grupos de risco – São considerados grupos de risco, pelo Ministério da Saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses até menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Contraindicações – A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Precauções – Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais