Baleias encalhadas no Litoral do RN são diagnosticadas com infecção parasitária

- publicidade -

Redação

03/06/2024 | 12:50

As 21 baleias-pilotos que foram encontradas encalhadas na manhã da última sexta-feira 31, no município de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar, receberam um diagnóstico de infecção parasitária nos aparatos auditivos após cinco dos animais morrerem e passarem pelo procedimento de necropsia – realizado pela equipe técnica do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN). A infecção é o motivo que provocou a desorientação espacial dos indivíduos.

O encalhe tem sido acompanhado de perto por equipes do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A coordenação do Projeto Cetáceos da Costa Branca explicou que “a presença desses parasitas em grandes quantidades pode comprometer a orientação dos animais, o que provoca o comportamento de adernação”. De acordo com a equipe, mais uma operação embarcada para tentar desencalhar o grupo foi iniciada nesta segunda 3.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais