Importância da Conferência Nacional de Saúde é tema de audiência na assembleia

- publicidade -

Por proposição do deputado Francisco do PT, a importância da 16ª Conferência Nacional de Saúde foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa. O evento foi realizado na tarde desta segunda feira (03) e contou com a participação dos diversos setores ligados a saúde pública, bem como defensores do Sistema Único de Saúde (SUS).

A 16ª Conferência Nacional de Saúde ocorrerá entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, em Brasília, com a finalidade de encaminhar propostas para definição dos rumos da Saúde Pública no Brasil. De acordo com o deputado propositor da audiência, o evento vai chamar a atenção da sociedade para a importância da conferência enquanto instrumento de defesa do SUS.

“A 16ª Conferência Nacional de Saúde pode ser um marco de luta contra o desmonte das conquistas sociais. É preciso chamar a atenção da sociedade para defender os direitos garantidos pela constituição. Sabemos que o SUS é o sistema que atende a população mais carente, portanto, precisamos nos unir para impedir o desmonte que está acontecendo em âmbito nacional”. Declarou Francisco do PT.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geolípia Jacinto, criticou a situação da saúde pública quanto a estrutura de atendimento nas unidades. “A saúde é um direito de todos e dever do Estado, mas isso não está acontecendo. Temos hospitais lotados, pacientes nos corredores, falta de profissionais. Precisamos ampliar a relação defesa da saúde e direitos fundamentais no sentido de garantir, não apenas saúde, mas todos os diretos sociais previstos na constituição. ” Defendeu Geolípia.  

O secretário geral da 16ª conferencia, Geordeci Meneses, disse esperar que a conferencia seja um divisor de águas na luta em favor do SUS. “Esse momento faz com que esse evento ganhe uma importância ainda maior. Será o primeiro grande evento desde o início desse governo, portanto ele tem que ser um sucesso para enfrentar o desmonte que está acontecendo. ” Disse.

Para o secretário de Saúde Pública do Estado, Cipriano Maia, o caminho para defender o que chama de desmonte das políticas sociais patrocinado pelo Governo Federal é a união. “Estamos em um momento desafiador diante do congelamento dos recursos destinados as áreas sociais. O caminho para reverter essa desconstrução é a mobilização social com cidadania ativa nos diversos setores da sociedade. ” Argumentou o secretário.

Além da importância da 16ª Conferência Nacional de Saúde, a audiência pública também fez o lançamento da Conferência Estadual de Saúde do RN, que será realizada nos dias 11, 12 e 13 de junho, tendo como coordenação geral o Conselho Estadual de Saúde e presidida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais