Aprovado projeto que obriga restaurantes a informar sobre alimentos com lactose

- publicidade -

O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quarta-feira (02), em primeira discussão, um projeto de lei de autoria do vereador Dickson Nasser Júnior (PSDB), subscrito pela vereadora Carla Dickson (PROS), sobre a obrigatoriedade de informar sobre a presença de glúten, lactose e seus derivados nos alimentos preparados e servidos nos restaurantes, bares e afins na capital potiguar. Agora, a matéria segue para segunda votação.

“Trata-se de uma matéria muito relevante, haja vista que existe um número significativo de pessoas com intolerância à lactose que precisam de cuidados com a alimentação. Portanto, os estabelecimentos do setor de alimentos devem colaborar para a saúde e comodidade dos seus clientes”, observou a vereadora Carla Dickson, em seu discurso.

Na sequência, ela também defendeu uma matéria encaminhada pelo vereador Felipe Alves (MDB) que obriga a aplicação de porcentagem mínima de verba publicitária para a prevenção das drogas. “Em tempo: apesar dos esforços realizados visando conter o avanço do uso das drogas, os resultados insatisfatórios vistos até o momento demonstram a necessidade de intensificar campanhas preventivas. Faremos apenas um pequeno ajuste no texto, quando este for votado em segunda discussão, no sentido de especificar o valor a ser destinado”, explicou a parlamentar.

Por unanimidade, os parlamentares deram parecer favorável ao texto apresentado pelo vereador Franklin Capistrano (PSB) que institui o Dia do Cuidador de Animais. Ao fazer uso da palavra, o autor falou acerca da importância da proposta. “Os protetores e cuidadores são pessoas que em geral arcam com todas as despesas do tratamento destes animais quando resgatados, manutenção e preparo para a adoção, que muitas vezes demoram acontecer e em alguns casos nunca acontecem, e os animais ficam sob tutela do protetor”.

Já o vereador Dagô do Forró (DEM) subscreveu e defendeu um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do ex-vereador Edivan Martins que institui a Comenda Cultural Elino Julião. “Através dessa comenda vamos valorizar e incentivar as personalidades empenhadas na cultura popular da nossa cidade”, comemorou o vereador após a aprovação da proposição.

Veto mantido

Os vereadores de Natal decidiram manter o veto integral ao Projeto de Lei n° 136/2014, de autoria do vereador Aroldo Alves e subscrito pelo vereador Preto Aquino, que autoriza a compensação de dívidas de qualquer natureza perante o Município de Natal com créditos líquidos e certos, vencidos ou vincendos, ainda que de natureza tributária, de titularidade de servidores públicos municipais. Na ocasião, o vereador Preto Aquino consensualizou a questão ao acatar a manutenção do impedimento e optar pela elaboração de um novo texto contemplando as observações feitas pelo Executivo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais