Empresa fabricará saneantes no Presídio de Parnamirim

- publicidade -

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) firmou parceria com uma empresa privada que se instalou na Penitenciária Estadual de Parnamirim para fabricar água sanitária, sabão e detergentes. A expectativa é que a partir da próxima semana os internos fabriquem seis mil litros de saneantes por dia. Parte da produção, em caráter emergencial, será adquirida pela Seap para limpeza das celas e ambientes prisionais visando o combate ao novo coronavírus (COVID-19).

Diante da necessidade de produtos de limpeza para uso nos presídios, em decorrência da pandemia mundial, parte da produção inicial deverá ser destinada para aquisição da Seap. O RN decretou Estado de Calamidade e, desde o dia 13, o sistema prisional suspendeu a visita de familiares, advogados e pessoas externas aos presídios, como forma de prevenção ao coronavírus. Nenhum caso foi registrado nas 17 unidades penais do Estado.   

A fábrica ocupa um galpão com área aproximada de 200 m² e contará com produção, laboratório e depósito. O acesso se dará intramuros, mas numa via exclusiva para unidade fabril. Todo material de proteção individual, como máscaras, óculos, toucas e luvas serão fornecidos pela empresa. A princípio cinco internos serão contratados, capacitados e, além do salário, terão direito a um dia de pena remido a cada três trabalhados. 

O salário do preso, independente da categoria, é um salário mínimo. Do salário, 25% vão para o Fundo Penitenciário Estadual, 50% são destinados à família do preso e 25% são depositados numa conta poupança a ser liberado apenas quando o detento cumpre a pena.

A Seap, através do Departamento de Promoção à Cidadania (DPC), normatizou o trabalho dentro do sistema prisional elencando todos os direitos e deveres entre as partes. Cabe a Seap, por exemplo,  a segurança e supervisão dos apenados, bem como indicar os apenados aptos ao trabalho, histórico de comportamento e análise do crime cometido, além de informar a Vara de Execuções Penais as horas trabalhadas por cada apenado para computar os dias remidos. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais