Funcionando há 1 mês, Centro Covid-19 da ZN fez mais de 4 mil atendimentos

- publicidade -

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), deu início em 07 de julho passado ao Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 na zona Norte da cidade. Ao completar um mês de funcionamento, neste 07/08, o serviço atendeu 4.555 pacientes que apresentavam sintomas da doença. Desses, foram realizados 1.591 exames tipo swab, onde 493 testaram positivo para o Covid-19.  


“A zona Norte era a região que apresentava o maior histórico de notificações e óbitos. Por isso, nossa decisão de abrir o primeiro Centro Covid-19 no Ginásio Nélio Dias. A partir disso, a população pôde ter mais acesso à consulta médica, testagens e dispensação de medicamentos. Podemos constatar que o resultado está sendo positivo. A comprovação disso são os dados epidemiológicos da capital no contexto atual, mostrando uma desaceleração na curva de casos nessa região”, destaca Álvaro Dias, prefeito de Natal.

Os casos notificados de infecção pelo novo coronavírus para os bairros de Lagoa Azul, Pajuçara, Redinha, Igapó, Nossa Senhora da Apresentação, Potengi e Salinas, no período de 05 de julho a 01 de agosto, reduziram 45,48% (4 semanas). Foram de 598 notificações na semana epidemiológica 28 (05/07 a 11/07) para 326 na semana epidemiológica 31 (25/07 a 01/08). Em relação ao número de óbitos, também houve queda: 84% da semana 28, quando o índice era 25 mortes, para 04 mortes na semana 31.

“A concepção do Centro de Enfrentamento Covid-19 é tratar a doença no início dos sintomas, evitando que o quadro do paciente se agrave e ele necessite de internação. A assistência primária da nossa rede já acontecia em nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas devido aos casos crescentes, decidimos ampliar nossos serviços. Com uma oferta maior de médicos e estratégia de atendimento no início dos sintomas, mais pessoas puderam procurar essa assistência com rapidez e eficiência. Dessa forma observamos que o tratamento precoce diminui a evolução dos casos. Além do Nélio Dias, também temos outra unidade no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure)”, comenta George Antunes, secretário municipal de Saúde de Natal.

Os testes swab, considerados padrão ouro no diagnóstico, é outro diferencial disponibilizado nos Centros Covid, por meio de uma parceria com o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A coleta do material acontece no mesmo dia da consulta e os usuários recebem o resultado em até 72h, via contato telefônico. Dando positivo, os pacientes são encaminhados para o tratamento na rede municipal. 

Paralelo a isso, todas as unidades básicas de saúde da capital continuam atendendo casos leves nas salas de priorização de atendimento (SPA), uma ala exclusiva para esse tipo de consulta. Dez UBS também funcionam em horário estendido, até 19h ou 20h, para atender usuários que não conseguem comparecer para atendimento médico em horário comercial.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais