Golfinho de mais de 2 metros é encontrado morto com cauda cortada em Rio do Fogo

- publicidade -

Um golfinho foi encontrado morto nesta segunda-feira (11) na areia da praia de Rio do Fogo, município do litoral do Rio Grande do Norte e distante cerca de 60 quilômetros da capital Natal.

De acordo com o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do RN (UERN), o animal tinha 2,63 metros de comprimento, tamanho já considerado sem a nadadeira caudal, como ele foi encontrado, em “consequência de corte por faca”.

O animal era fêmea e pertencia a espécie Tursiops truncatus, popularmente conhecida como golfinho nariz-de-garrafa.

De acordo com o Cetáceos, além da ausência da cauda, o golfinho também apresentava um grande corte na região abdominal.

“É provável que o animal tenha sido vítima de emalhamento em rede de pesca ainda em vida, sofrendo diversos traumas na tentativa de livrar a rede do animal”, diz em nota.

“O encalhe do animal nos deixa o alerta sobre os impactos humanos no ecossistema marinho”.

Segundo o Cetáceos, o golfinho nariz-de-garrafa habita águas tropicais, subtropicais e temperadas de todos os oceanos, tanto em águas costeiras como em oceânicas e se alimenta de peixes, lulas, polvos e crustáceo. As principais ameaças da espécie são as captura intencionais e a captura acidentais.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, o atual status de conservação da espécie é considerado “vulnerável”.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais