Sesap vai repassar parte da reserva técnica da CoronaVac para aplicação da segunda dose em Natal

- publicidade -

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta sexta-feira (23) que vai repassar um total de 10 mil doses da vacina CoronaVac que faziam parte da reserva técnica determinada pelo Ministério da Saúde para os municípios do estado. Do total, quase 2,9 mil serão entregues a Natal, para aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19.

capital suspendeu a vacinação com CoronaVac, pela segunda vez, na última segunda-feira (19) por falta de doses – dessa forma, o público que já tomou a primeira dose e precisa tomar a segunda entre 21 e 28 dias após a primeira, ficou provisoriamente sem atendimento. Já há pessoas que passaram do prazo para recebimento da dose.

governo do estado atribui a falta de vacinas para segunda dose na capital a “falhas na gestão municipal”, enquanto a prefeitura argumenta que tem recebido doses insuficientes para atender aos públicos da campanha de imunização e confirmou que usou doses que eram para segunda dose como primeira.

“Diante da previsão da chegada de novas doses nesta sexta-feira (23), a reserva técnica passará a contar com 19.461 doses. Assim, a Câmara Técnica decidiu, em reunião extraordinária, manter o quantitativo de 9.461 como reserva técnica, para eventual reposição de perdas e 10 mil doses serão distribuídas para os municípios, sendo 2.890 doses destinadas ao município de Natal para a aplicação como segunda dose nos públicos que necessitam com mais urgência de completar o esquema vacinal”, informou a Sesap.

As demais 7.110 doses retiradas da reserva técnica serão repartidas de forma equitativa entre os outros 166 municípios potiguares.

De acordo com o governo, o assunto foi tema de discussões, durante a quinta-feira (22). Em audiência pela manhã, Sesap, Ministério Público e o município de Natal pactuaram que a Secretaria Municipal de Saúde de Natal deverá acelerar a inserção dos dados na plataforma RN+ Vacina, para que o estado tenha o quadro mais atualizado possível a respeito da vacinação.

Ainda de acordo com o governo, a gestão do município se comprometeu a elaborar um cronograma para a chamada do público com tempo de aplicação dos 28 dias da CoronaVac e usar as doses recebidas para segunda aplicação exclusivamente para este fim. “Todas essas condições estão num Termo de Ajustamento de Conduta assinado ainda na noite da quinta-feira”, afirmou a Sesap.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais