Dia D da Vacinação Contra a Covid-19 conta com mais de 12 mil doses aplicadas no RN

- publicidade -

Um dia de muita esperança! A frase é da Governadora Fátima Bezerra ao entrar na Unidade de Saúde “Mangueirão” em São Gonçalo do Amarante, um dos pontos de vacinação do dia D da vacinação contra a Covid-19, que aconteceu neste sábado (12) em todo o Estado do Rio Grande do Norte.

“A vacinação do chamado dia D se confirmou como um grande dia no sentido de impulsionamento da vacinação para o público em geral, principalmente para as pessoas que têm dificuldade de acesso à vacina durante a semana. Agradecemos profundamente a todos os profissionais envolvidos, da Atenção Primária e a todos os que estiveram presentes nesse movimento vital”, disse a governadora.

A puérpera Amanda Santos chegou à Unidade de Mangueirão com o filho nos braços e prontamente recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer. “é um momento muito importante para a nossa vida. Achei que fosse conseguir vacinar quando estava grávida e não consegui e o dia D está sendo essa oportunidade de garantir que eu veja meu filho crescer”, disse Amanda após receber a primeira dose.

A chamada foi para mulheres gestantes, puérperas e lactantes com bebês nascidos até seis meses de vida, mas também foi a gota de esperança para quem estava com a segunda dose em atraso, para as pessoas que não conseguem se vacinar durante a semana, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, garis, trabalhadores das indústrias e outras categorias.

No Dia D até o momento foram registrados na plataforma RnMaisVacina, 593 Gestantes, 149 Puérperas e 2.030 Lactantes. Total desse público 2.772 e 10.019 do Público em geral. Total do dia no RN+Vacina foram de 12.791 pessoas vacinadas. “O mais importante nesse lindo movimento foi o grande marco que se deu nesse dia de entendimento da população que é hora de se vacinar, que não dá para esperar a covid chegar. As equipes dos municípios estavam todas muito animadas, da região Metropolitana ao Oeste, do Seridó ao Mato Grande, passando pelo litoral, agreste, fazendo do dia dos namorados um grande ato de amor à vida”, ressalta Lyane Ramalho, subsecretária de Gestão e Planejamento da Sesap, quem acompanhou de perto a vacinação.

Dados em fase de registro

É importante ressaltar que os dados ainda estão em fase de registro na plataforma e a meta estabelecida foi de 20 mil pessoas vacinadas no dia D, porém o trabalho é contínuo. “Nesse dia D tivemos oportunidade de confirmar diante do movimento vivenciado em todo o estado, que existe uma dificuldade da inserção dos dados da aplicação de vacina dentro da plataforma em tempo real, diante do número constatado hoje no sistema. O dia D aconteceu no final de semana quando existem poucas equipes de digitadores, cuja função é inserir as doses aplicadas depois. Assim, o Governo do estado, o LAIS/UFRN e o COSEMS estarão nos próximos dias juntando forças para apoiar os municípios nesse desafio”, explicou Lyane Ramalho.

O primeiro passo será o acontecimento de oficinas regionais junto às equipes dos Municípios, com a participação dos pesquisadores do RNMaisVacina, da SESAP e do COSEMS para que se possa trabalhar o registro com maior agilidade. “Essas reuniões serão feitas de forma virtual para que possamos superar a questão do sub registro das doses e possamos ganhar mais agilidade nesse procedimento tão fundamental e também para que a própria população consiga enxergar o avanço da vacinação em todo o estado”, disse Lyane Ramalho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais