Mais de 84% dos municípios do RN registram seca em junho

- publicidade -

Em junho, mais de 84% dos municípios do Rio Grande do Norte enfrentaram algum nível de seca, conforme apontam dados do Monitor da Seca da Agência Nacional de Águas (ANA).

A seca moderada foi registrada em 34,1% das cidades potiguares, enquanto a seca grave atingiu 30,5%, com maior concentração nas regiões do Seridó e Alto Oeste. A seca fraca apareceu em 19,8% dos municípios, predominando no Agreste. Apenas 15,6% das cidades não apresentaram sinais de seca relativa, principalmente no Litoral Leste.

Durante o mês, a área afetada pela seca grave cresceu no extremo oeste do estado, e a seca moderada se expandiu pelas regiões centro-norte e oeste. Não houve ocorrência de seca extrema ou excepcional em junho.

O Monitor da Seca classifica o atual cenário como de atenção, apontando que a situação em 2025 é mais crítica em comparação aos anos anteriores. Em junho de 2024, nenhuma área do estado registrou seca, e em junho de 2022 e 2023, as secas foram limitadas a níveis fracos e moderados, afetando áreas menores.

Os dados são coletados e divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Segundo o Monitor da Seca, a classificação das secas é: seca fraca, quando veranicos curtos afetam o plantio e o crescimento das culturas; seca moderada, que provoca danos em culturas e pastagens, reduz o volume de água e pode levar a restrições voluntárias no uso; seca grave, com perdas prováveis em plantações e pastagens, escassez comum de água e restrições obrigatórias; seca extrema, com grandes perdas e falta generalizada de água; e seca excepcional, que causa perdas generalizadas e situação emergencial devido à escassez nos reservatórios e fontes de água.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais