CEASA: Adequação na taxa de condomínio é adiada para agosto

- publicidade -

Uma reunião realizada na última quinta-feira, 18, na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), consolidou um acordo entre a Central de Abastecimento do RN (Ceasa/RN) e os permissionários que lá atuam, depois da paralisação promovida pelos comerciantes, na quarta-feira, motivada pelas adequações e aumento no valor da taxa de condomínio, sob determinação da Controladoria Geral do Estado, após auditoria que encontrou irregularidades no órgão. As novas medidas garantirão uma economia de cerca de 1 milhão aos cofres públicos, além de melhorias na estrutura da Ceasa/RN.

Na reunião, ficou acertado que o alinhamento da taxa de condomínio só passará a valer a partir do mês de agosto, além de outras determinações, como o recadastramento de todos os permissionários para a regularização das áreas ocupadas atualmente. A partir do próximo mês, também devem implementadas medidas relativas à segurança na Ceasa/RN, como a instalação de 40 câmeras de segurança, monitoradas pelo Ciosp, fechamento da portaria ente as 18h e 3h, intensificando o controle na entrada de caminhões e trabalhadores, que deverão passar a usar crachás e coletes de identificação.

Com relação à instalação das câmeras de monitoramento, está prevista para até o dia 15 de agosto a publicação do edital para a compra dos equipamentos. Só após encerrado os trâmites legais, as câmeras serão colocadas nas dependências da Ceasa/RN. “O que propomos para a Ceasa é um modelo de administração eficiente, que permita que as despesas operacionais devam ser custeadas pelos permissionários. A empresa precisa ser auto-suficiente financeiramente, estamos apenas implantando o que foi acordado, e alinhando a Ceasa/RN aos modelos já em funcionamento em boa parte do Brasil”, ressaltou Guilherme Saldanha, secretário de Agricultura e presidente do Conselho Administrativo que gere a Central de Abastecimento do RN.

Antes da implantação do reajuste na taxa de condomínio, determinada por uma auditoria realizada pela Control em fevereiro deste ano, onde foram apontadas irregularidades no órgão, a diretoria da Ceasa/RN já havia convocado reunião para comunicar as adequações aos permissionários. Mesmo assim, um grupo decidiu promover uma paralisação em forma de protesto, na última quarta-feira, obstruindo o acesso de caminhões e veículos ao mercado livre da Central, que permaneceu funcionando.

Diante do impasse gerado, a governadora Fátima Bezerra convocou uma reunião de emergência entre a diretoria da Ceasa/RN e representantes dos permissionários, que contou ainda com a participação da própria governadora, do vice governador Antenor Roberto, do secretário Guilherme Saldanha (Agricultura, Pecuária e Pesca), dos diretores Presidente, Flávio Morais e Financeiro, Iwry Nascimento (Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte), do controlador Pedro Lopes (Controladoria Geral do Estado), da secretária Virgínia Ferreira (Administração e dos Recursos Humanos), da secretária Guia Dantas (Comunicação), e do assessor jurídico Igor Silva (Associação dos Permissionários da Ceasa/RN).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais