Inmetro dá dicas para aquisição de produtos pré-embalados

- publicidade -

Produtos pré-medidos ou pré-embalados são aqueles que estão sendo comercializados e foram embalados e medidos sem a presença do consumidor. Entre os mais populares estão produtos de limpeza, materiais de higiene pessoal e gêneros alimentícios (incluindo aqueles que compõem a cesta básica). 

A inspeção de pré-embalados é realizada rotineiramente pelos órgãos que compõem a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), por meio da coleta de amostras de lotes de produtos em pontos de venda, depósitos e fábricas. 

Para auxiliar o consumidor, o Inmetro preparou algumas dicas com o que deve ser observado na hora de adquirir esse tipo de produto:


•    A indicação quantitativa dos produtos pré-embalados deve constar no rótulo, na vista principal da embalagem e em cor contrastante à que lhe servir de fundo.
•    Não se engane com indicações do tipo “tamanho família”, pois embalagens de tamanhos iguais podem conter quantidades diferentes;
•    A quantidade dos conservantes, tais como calda ou salmoura, não deve ser considerada como produto, e, sendo assim, não deve estar incluída no peso drenado do produto;
•    O peso da embalagem deve ser descontado do peso do produto;
•    Brindes devem ser oferecidos de acordo com a Portaria Inmetro nº 180/1998. Quando os brindes se referirem a uma quantidade de produto comercializada, devem estar declaradas na embalagem tanto a quantidade do produto quanto a parcela relativa ao brinde, de forma clara.
•    Produtos como sardinha em lata, palmito e doces em calda são imersos em líquidos, que podem estar presentes para fins de conservação ou ser parte integrante do produto. A embalagem deve indicar a quantidade do produto principal sem considerar a parte líquida, isto é, o peso drenado, e também o peso total, com o líquido.
•    Produtos glaciados – aqueles nos quais é aplicada uma fina camada externa de gelo que servirá de proteção contra oxidação e rancificação – devem ter declarado na embalagem o peso líquido, descontando a camada de glaciamento. 

Percebeu alguma irregularidade no mercado? Entre em contato com a Ouvidoria do Inmetro ou de seus órgãos delegados em cada Estado!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais