Especialista explica os benefícios do exercício físico no tratamento do câncer

- publicidade -

Os cânceres mais incidentes no Brasil este ano serão os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago. O dado faz parte da projeção “Estimativa 2020” do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde. O Dia Mundial de Combate ao Câncer celebra 20 anos nesta terça-feira (4) e é uma oportunidade de levar informação sobre a doença para a população. A prática de hábitos saudáveis, como exercícios físicos, auxilia na prevenção e no tratamento do problema de saúde.

O profissional de educação física da Bodytech Tirol, em Natal, Ebert Barbosa, chama a atenção para o quadro de pessoas acometidas pela patologia. “Em grande parte dos casos, os pacientes que lutam contra o câncer tornam-se fisicamente inativos, devido ao mal-estar geral, à falta de apetite e aos regimes de tratamento exigentes como quimioterapia e cirurgias”, pontua.

Sobre os benefícios da atividade física para aqueles que já enfrentam a doença, Ebert diz: “muitos cânceres causam diminuição de peso, incluindo perda de massa muscular, fadiga e redução da capacidade física. Neste caso, o exercício físico é um grande aliado, resultando em avanços na autonomia e autoestima, melhorando o humor e o relacionamento social”.

Um dos benefícios que se pode destacar é o desenvolvimento da disposição da pessoa abatida pelo câncer. “O exercício físico ajuda na melhora da disposição controlando a fadiga e combatendo a diminuição da capacidade física, proporcionando maior autonomia nas atividades diárias do paciente, possibilitando dentro do possível um melhor e mais saudável período de tratamento”, explica Ebert.

Segundo o profissional, a prática de exercício físico no período de tratamento de um paciente com câncer precisa ser supervisionada e prescrita por um profissional de Educação Física, que irá agir em conjunto com o médico que está acompanha o paciente.

“A realização da atividade física durante o tratamento deve ser adequada a cada caso, sempre objetivando o bem-estar físico e mental do paciente, combatendo isolamento social que pode levar a um quadro depressivo. De modo geral, o exercício físico é um grande aliado na prevenção e tratamento contra o câncer além de muitas outras doenças, ele deve estar sempre presente em todas as etapas da sua vida”, orienta Ebert Barbosa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais