Governo disponibiliza central de atendimento para orientações sobre coronavírus

- publicidade -

Os norte-rio-grandenses vão ganhar mais um importante aliado na luta contra o novo coronavírus. Isso porque o Governo do Estado disponibiliza, a partir desta quinta-feira (26), uma central de atendimento à população a fim de esclarecer dúvidas, prestar acolhimento psicológico e também receber doações.

A ação é uma iniciativa conjunta das Secretarias da Administração (Sead); da Saúde Pública (Sesap); do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); e das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), em parceria com a Interjato Soluções; o Instituto Bem-Te-Vi; a UFRN; a UnP e outras instituições de ensino, além de grupos voluntários formados por servidores públicos, psicólogos, professores e estudantes. Ao todo, são mais de 300 colaboradores envolvidos.

Para contatar a Central “Disque Prevenção ao Coronavírus”, basta telefonar para o número 3190-0700. Inicialmente, o serviço estará disponível no horário das 7h às 23h, podendo ser alterado futuramente, conforme viabilidade.

O objetivo é proporcionar apoio à sociedade, que poderá tirar dúvidas e receber, por exemplo, orientações sobre autocuidados, modos de prevenção e identificação de sintomas, visando minimizar, em um primeiro momento, a necessidade de ir a uma unidade de saúde. Dessa forma, evita-se o contato com outros pacientes e, consequentemente, possibilidades de transmissão do vírus, caso algum deles já esteja com a doença Covid-19.

Outra finalidade da central é prestar um atendimento de apoio psicológico. Durante a pandemia, muitas pessoas estão ficando mais tempo em casa, ou seja, mais suscetíveis a implicações emocionais de uma quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento. Por isso, os psicólogos, voluntariamente, vão conversar com as pessoas que necessitarem desse acolhimento.

O terceiro propósito é organizar uma grande unidade para acolher doações de gêneros alimentícios e materiais de limpeza e higiene pessoal. Serão prestadas orientações quanto aos pontos de recolhimento desses itens e quanto sua distribuição para a população mais necessitada e entidades envolvidas com esse público.

Para a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, a ideia é proporcionar algum auxílio àquelas pessoas que estão se sentido ansiosas, angustiadas, confinadas por se sentirem em risco, por serem idosas, vulneráveis, imunossuprimidas, ou não terem uma rede de suporte para ajudar a atravessar esse momento. “Os esclarecimentos e o apoio emocional serão realizados por uma equipe de pessoas qualificadas que vão ouvir e orientar a população”, afirma.

A Central “Disque RN Coronavírus” representa também um esforço da professora Giovana Paiva, atualmente assessora técnica da Sead, que articulou junto aos grupos voluntários todos os segmentos dessa ação. “Estamos atravessando um momento inédito e muito difícil que atinge a todos. Por isso, resolvemos nos mobilizar de forma solidária para ajudar a quem mais precisa”, reforça.

SERVIÇOS:

#1 Orientações e esclarecimentos sobre o coronavírus

Horário de atendimento: 7h às 23h

Coordenação: Larissa Araújo (Sesap) e Ângela Ferreira (UFRN)

#2 Acolhimento psicológico

Horário de atendimento: 8h às 23h

Coordenação: Ana Eloá (Sesap)

#3 Rede de doações voluntárias

Horário de atendimento: 8h às 23h

Coordenação: Joseane Bezerra (Sethas)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais