RN tem 140 pacientes à espera de UTI e taxa de ocupação de leitos chega a 97%

- publicidade -

A fila por um leito de UTI para Covid-19 chegou a 140 pessoas por volta de meio-dia desta quarta-feira (17), segundo dados do Regula RN – sistema usado na administração de leitos no sistema público de saúde do estado. Por volta das 10h45, a rede tinha 331 leitos ocupados, 10 bloqueados e outros 9 disponíveis para a demanda 15 vezes maior.

governo discute um novo decreto com medidas restritivas para tentar conter o avanço da doença no estado. O último decreto, que determinou toque de recolher, vale até esta quarta-feira (17).

Até às 10h45, havia 130 pessoas na fila de espera. O número foi atualizado às 12h05. Até mesmo para leitos clínicos, de menor complexidade, a fila de espera também era maior que a disponibilidade. Havia 53 pessoas para um total de 29 leitos disponíveis.

Em todo estado, a taxa de ocupação era de 97,4%. A região metropolitana apresentava ocupação de 97%, enquanto o Oeste, 99%. Com a menor ocupação, o Seridó tinha taxa de 95%.

Do total de 23 hospitais com leitos críticos para Covid, 19 estavam com todas as UTIs ocupadas pela e outros três tinham ocupação superior a 90%. Apenas o Hospital Maria Alice Fernandes, que tem leitos para crianças, estava com taxa de 50%.

A alta de casos tem aumentado a pressão no sistema público. Na manhã desta quarta (17), a Secretaria de Saúde de Natal informou que as quatro unidades de pronto-atendimento (UPAs) de Natal estão atendendo com mais de 100% da capacidade e o município tem 60 pacientes confirmados que precisam de leitos de UTI e aguardam regulação, além de 22 pacientes suspeitos aguardando resultado de exame.

Nesta terça-feira (16), a rede pública de saúde do estado chegou a 335 leitos críticos para Covid-19 em operação – o maior número desde o início da pandemia. Ainda assim, a oferta de leitos é menor que a demanda atual. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde apontou um total de 1.049 pacientes internados nas redes pública e privada com Covid-19, entre leitos críticos e clínicos.

Uma idosa de 82 anos com suspeita da doença passou mais de 10 horas dentro de uma ambulância do Samu aguardando atendimento em uma UPA de Natal.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais