Ministros apresentam obras Wi-Fi Brasil e de turismo para Natal

- publicidade -

Fomento ao turismo e ampliação do projeto de conectividade para as cidades do Rio Grande do Norte foram as pautas que consolidaram a visita conjunta dos ministros das Telecomunicações, Fábio  Farias,  e do Turismo, Gilson Machado a Natal. Numa solenidade realizada nesta segunda-feira (24), no hotel Holiday In, com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, de deputados da bancada federal e diversas autoridades, os ministros apresentaram obras de turismo e a primeira etapa do programa Wi-Fi Brasil.


O programa é uma parceria do Ministério das Comunicações e Telebras, que consiste, neste primeiro momento, na instalação de 20 pontos de Internet banda larga (MCOM) para atender áreas de vulnerabilidade social, onde existe pouca ou nenhuma rede de internet. 


Natal é um dos municípios contemplados com cinco pontos de Internet nesta primeira etapa, chamada de Praça Digital, os quais quatro são para as unidades de educação CMEIs da África, Planalto e Lagoa Azul, além de uma escola no Guarapes.  E um ponto na unidade de saúde (UBS) de Jardim Progresso, em Nossa Senhora da Apresentação. As antenas estarão em locais de acesso aos serviços e futuramente serão adaptadas para internet outdoor, que é a que alcança a parte externa desses locais, ou seja, a população. 


Para o Ministro das Comunicações, Fábio Farias, as dificuldades de conectividade num país do tamanho do Brasil “são um desafio que ficou ainda maior na pandemia”. O gestor destacou o impacto que esta ampliação da conectividade terá na economia e na vida dos brasileiros. “São entregas importantes que iniciamos primeiro com a Educação, assim como a Saúde, e a terceira etapa serão as áreas litorâneas”, explicou. 


O prefeito de Natal, Álvaro Dias, elogiou os projetos apresentados pelos ministros que estão dignificando os norte-rio-grandenses, como propulsor de negócios, economia e do direito social das pessoas. “O programa de expansão da internet está caminhando em todo o Brasil e aqui em Natal não tem sido diferente, pois já iniciamos a instalação das antenas. No turismo, nós temos projetos importantes como o Complexo Turístico da Redinha e a engorda na praia de Ponta Negra, e vejo que mais cidades do Rio Grande do Norte podem se fortalecer com essas parcerias, como Caicó e a Festa de Sant’Anna, Currais Novos e Santa Cruz, que está recebendo agora o bondinho”, destacou o prefeito, referindo-se ao equipamento no ponto de turismo religioso, a imagem de Santa Rita.


O ministro do Turismo, Gilson Machado, disse que turismo e conectividade são ferramentas que caminham juntas, do grande ao pequeno negócio nos locais mais distantes, e podem se beneficiar com esses projetos. 


Ainda sobre o programa Wi-Fi Brasil, a secretária municipal de Planejamento, Joanna de Oliveira Guerra, adiantou que o objetivo é avançar nesse projeto, onde junto ao Ministério das Comunicações, “consigamos ampliar a inclusão digital em nossa cidade, sempre pensando em uma cidade para pessoas, com lazer e convivência social em espaços públicos.”


A solenidade contou ainda com apresentação do cantor e forrozeiro Amazam, que fez um repente celebrando a presença de dois nordestinos no Governo Federal. Também participaram os deputados federais Beto Rosado, Carla Dickson, João Maia, General Girão, além do ex-governador Robinson Farias, secretários de estado e prefeitos de outros municípios.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais