Petrobras tem o maior lucro entre grandes petroleiras

- publicidade -

A Petrobras conseguiu converter 31,6% de suas receitas em lucros no 1º trimestre de 2022. A estatal brasileira é a 2ª mais lucrativa entre grandes petroleiras analisadas pelo Poder360. Só perde para a chinesa CNOOC, que registrou 37,7% de lucro sobre receita no período.

Contudo, a Petrobras tem o maior lucro do ranking: US$ 8,6 bilhões ou R$ 44,6 bilhões, registrados de janeiro a março. Supera grandes petroleiras, como Shell, Chevron, ExxonMobil, TotalEnergies, Equinor e BP.

O Poder usou dados GAAP (Generally Accepted Accounting Principles), um padrão contábil aceito pela SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

As informações podem diferir do que é destacado nos informes das petroleiras, que costumam enfatizar lucros ajustados – removendo baixas contábeis, custos de reestruturação e desinvestimentos, entre outros valores.

Não são todas as companhias que divulgam lucros ajustados. Quando fazem isso, adotam critérios diferentes, que dificultam a comparação dos resultados.

A guerra na Ucrânia pesou a favor da estatal brasileira. Isso porque, no início do conflito, algumas companhias anunciaram que sairiam de negócios na Rússia. Em seus relatórios de resultados do 1º trimestre, reconheceram baixas relacionadas à desvalorização de seus ativos no país ou às alienações.

Poder360

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais