Diretor francês acusa de plágio ‘A Forma da Água’, favorito ao Oscar 2018

- publicidade -

Considerado o principal favorito ao Oscar deste ano, principalmente depois de receber 13 indicações, ‘A Forma da Água’ foi acusado pela terceira vez de plágio.

Agora foi o cineasta francês Jean-Pierre Jeunet que se disse incomodado com as semelhanças entre o longa dirigido por Guillermo Del Toro e duas de seus obras mais famosas: ‘Delicatessen’ e ‘O Fabuloso Destino de Amélie Poulain’.

“Antes de ver o filme, me alertaram. Todos me falaram que tinha algo de ‘O Fabuloso Destino de Amélie Poulain’. De fato, há uma pequena parte no início com o pintor, o apartamento, a jovem mulher ingênua”, disse Jeunet ao site Ouest-France, se referindo à protagonista vivida por Sally Hawkins e seu vizinho, interpretado por Richard Jenkins. Os dois atores concorrem ao Oscar.

“Mas é copiado, acima de tudo, de ‘Delicatessen’”, prosseguiu. “Quando ele faz a cena de um casal sentado na ponta da cama dançando com os pés, com uma comédia musical passando na televisão ao fundo, é tão copiado e colado de Delicatassen que cheguei a dizer para mim mesmo em um momento que isso é a maior falta de respeito”.

Jeunet conta ainda que chegou a falar com Del Toro sobre isso, mas que este deu como justificativa os dois terem bebido na mesma fonte: os filmes de visual fantástico criados por Terry Gilliam (‘Os Bandidos do Tempo’, ‘Brazil – O Filme’ e ‘Medo e Delírio’, entre outros). “Guillermo tem talento suficiente para não ter que fazer essas coisas”, lamentou.

Antes desta, pessoas ligadas a outras duas obras já haviam feito acusações semelhantes: a peça ‘Let Me Hear You Whisper’, escrita por Paul Zindel nos anos 60, e o curta holandês ‘The Space Between Us’ (2012). No caso deste último, a própria Academia de Cinema da Holanda emitiu um comunicado oficial com o veredito de que não houve plágio.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais