Museu da Memória Afetiva promove evento com sete oficinas gratuitas

- publicidade -
O Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal (Mmac) aterrissa na praça do Disco Voador (praça Henrique Carloni) próximo sábado (14). E promove o evento “Museu a céu aberto”, que oferecerá oficinas de pintura para crianças, fotografia, crochê, serigrafia, compostagem urbana e cerâmica. De acordo com os gestores do Mmac, o evento à população para pensar sobre a utilização dos espaços públicos da cidade. Um dos objetivos é potencializar a praça como local de encontro e criação de memórias por meio da arte.

O Museu estará a céu aberto das 15h às 19h. A ação é totalmente gratuita. Cada oficina poderá receber em média 15 pessoas. Não é necessário fazer inscrição. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. A ideia deste evento é divulgar ainda mais o Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal (Mmac) e mostrar que a história das pessoas conta a história da cidade. E que isso pode transformá-la.

Daí a ideia de ensinar habilidades que possibilitem as pessoas a expressar essas lembranças também em suportes diferenciados. Nesse sentido, uma das oficinas oferecidas será de cerâmica, ministrada por Maurício Panela, que é também um dos gestores do Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal.

A artista plástica Clarissa Torres, do coletivo Aboio, por sua vez, promoverá uma oficina de pintura para crianças. As memórias ficarão gravadas no muro da quadra de esportes da “praça do disco voador”. A escritora Conceição Cruz promoverá uma oficina de crochê, juntamente com outras mulheres que atuam em defesa da praça Henrique Carloni. E após a oficina elas farão uma intervenção no lugar.
Já o professor e pesquisador Raphael Bender oferecerá uma oficina sobre compostagem urbana, ensinando como as pessoas podem reutilizar seu lixo, reduzindo o desperdício e gerando material rico em nutrientes e fértil para o cultivo de plantas.
No local haverá ainda uma mesa específica do Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal, na qual os participantes poderão tirar todas as dúvidas sobre o projeto. E aprender como participar, postando suas memórias no museu que funciona no endereço www.mmacnatal.com.
Evento também terá oficinas de serigrafia e fotografia
A artista plástica Civone Medeiros também participará desse evento “Museu a céu aberto”, na praça do Disco Voador, dia 14 próximo. Ela ministrará uma oficina de serigrafia.
Além dela, as artistas visuais Elisa Elsie e Mariana do Vale, do Duas Estúdio, promoverão uma oficina de fotografia aplicada à construção de memórias. Essa oficina dispensa uso de câmeras fotográficas. Para participar, basta levar o celular. As artistas visuais são também gestoras do Mmac.
Haverá ainda uma “Tenda do parto”, idealizada pela enfermeira Clarissa de Leon, do Moara – Espaço de Gestação e Parceria. Na tenda, as pessoas se reunirão e poderão contar, compartilhar e conhecer histórias e lembranças de gestações e nascimentos.
Sobre o Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal
O Mmac Natal é uma iniciativa dos profissionais do Instituto Casadágua (antropologia visual), MAGA (arquitetura e urbanismo) e Espaço Duas (artes visuais).
O projeto foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Djalma Maranhão) e conta com o patrocínio da Potiguar Turismo e da Arena das Dunas.
Serviço
“Museu a Céu aberto”, ação do projeto Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal (Mmac)
Quando? Dia 14 de julho, sábado
Onde? Praça Henrique Carloni, conjunto Ponta Negra (a famosa “praça do Disco Voador”)
De que horas? das 15h às 19h
O quê? Série de oficinas:
  • 15h às 17h – Pintura para Crianças, com Clarissa Torres.
  • 15h30 às 17h – Fotografia e memória, com Elisa Elsie e Mariana do Vale
  • 16h às 18h – Crochê, com Conceição Cruz
  • 16h às 18h – Serigrafia, com Civone Medeiros
  • 16h às 18h – Compostagem urbana, com Raphael Bender
  • 17h às 18h – Tenda do parto _ histórias de nascimentos, com Clarissa de Leon ( Espaço Moara)
  • 17h às 19h – Cerâmica, com Mauricio Panela (Instituto Casadágua)
Quanto custa? O evento é irretocavelmente gratuito.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais