Exposição fotográfica registra abandono de antigos engenhos de Ceará-Mirim

- publicidade -

Um sábado de dezembro de 2018. Um grupo composto por cerca de 30 pessoas parte para uma excursão em Ceará-Mirim, a 28 quilômetros de Natal. Mais precisamente nos antigos engenhos de cana de açúcar que, um dia durante o Brasil Império, nutriram o poder e a riqueza da região. A experiência trouxe boas e más recordações para quem visitou o local.

“Deu o sentimento de encantamento pela suntuosidade das construções. Mas, ao mesmo tempo, fiquei espantado pelo abandono da arquitetura e também da história. Quem tem noção do valor do patrimônio se choca com a situação. Fotografei para ficar pelo menos com o registro na parede”. Essa foi a impressão do fotógrafo Mardone França.

Cearense morando há 40 anos no RN, ele já conhecia o município de Ceará-Mirim. Contudo, ainda não tinha conhecimento do antigo polo açucareiro do estado. Para França, o circuito composto pelos antigos engenhos poderia se tornar referência para o turismo potiguar.

Busto de Ruy Pereira (Foto: Mardone França)

“É preciso ter o que mostrar. Praia não é mais diferencial. O Nordeste inteiro tem praias. Os engenhos poderiam ser restaurados e transformados em museus para os turistas. Mas, se medidas não forem tomadas, tudo vai acabar virando pó”, analisou.

Dos locais visitados pelo grupo, o Engenho São Leopoldo é o que aparenta estar em melhores condições para receber visitas. O ponto, que foi a parada para o almoço do grupo, ainda conserva maquinário e utensílios antigos. Além desse, os engenhos Verde Nascença, Mucuripe e Nascença também apresentam boas condições de conservação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais