Prefeito Paulinho recebeu comitiva de Macaíba no Centro de Videomonitoramento

????????????????????????????????????
- publicidade -

O prefeito municipal, Paulo Emídio (Paulinho), recebeu ontem (5) no Centro Integrado de Monitoramento e Operações (CIMO) de São Gonçalo do Amarante/RN uma comitiva composta por representantes do Poder Executivo, Legislativo e da Polícia Militar de Macaíba. O objetivo foi conhecer o sistema de monitoramento do município que é referência na Grande Natal.

A visita foi agendada após a divulgação da diminuição dos índices de violência em São Gonçalo – que obteve queda de 27% no número de homicídios, desde a implantação do centro, inaugurando em dezembro do ano passado. “Constatei que o sistema de videomonitoramento funciona. O município optou pelo melhor custo-benefício, capacitando pessoas do quadro e comprando equipamentos com recursos próprios”, afirmou o vereador de Macaíba, Igor Targino.

A estrutura completa do CIMO está avaliada em R$ 1,1 milhão. A sala de monitoramento possui nove telas, computadores modernos e mesa de controle. Ao todo, existem nove câmeras móveis espalhadas em pontos estratégicos no município. A filmagem é capturada por quatro torres que retransmitem as imagens para a central, sendo essas monitoradas, transformadas em arquivo e armazenadas num servidor.

Através deste aparato, a Sala de Monitoramento mantém comunicação via rádio com a Guarda Municipal e com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), possibilitando parcerias com outras unidades. “Trabalhamos de forma preventiva, em tempo real, com a Polícia Militar, e também de forma repressiva, na elucidação de crimes, fornecendo material legalmente solicitado para a Polícia Civil”, disse o coordenador Geral de Monitoramento, Roniê de Brito.

Para este ano, o CIMO ainda pretende fechar parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), visto que existe uma base instalada no município. O objetivo é fornecer informações que envolvam acidentes de trânsito, afim de agilizar o processo de atendimento médico a vítima e, consequentemente, evitar mortes.

Além disso, a Secretaria Municipal de Defesa Social (SEDES) planeja ampliar o número de câmeras, totalizando 20 aparelhamentos até o final do ano. O projeto poderá ser realizado em parceria com o Governo do Estado, através do programa “Governo Cidadão”. “Aliado a isto, também estamos estudando, junto ao prefeito, a possibilidade da ampliação da Guarda Municipal”, afirmou o Secretário João Eider que foi convidado para apresentar o funcionamento do CIMO na Câmara Municipal de Macaíba.  

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais