Parnamirim lança Programa Brasileiro de Educação Cidadã
A Secretaria de Educação está promoveu na tarde de quarta-feira (17) no auditório do Centro Administrativo, o lançamento do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC) em Parnamirim. O programa, idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e a advogada Ligia Limeira, tem o objetivo de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, ensinando ao público infanto-juvenil sobre cidadania, ética e valores morais.
Em Parnamirim, o Programa tem a parceria das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Esporte e Lazer, Trânsito e Transporte e da Fundação Parnamirim de Cultura. Na ocasião, a secretária de Educação, Francisca Henrique, explicou que o PROBEC vai funcionar nas escolas, onde os professores vão utilizar a cartilha do Programa, denominada Cidadania de A ? Z, com os alunos do Ensino Fundamental. Durante o evento, o juiz Jarbas Bezerra apresentou o PROBEC para professores, gestores, e representantes de todas as secretarias. Além disso, o juiz e a advogada Lígia vão realizar treinamentos e assessoria para todos os profissionais envolvidos.
A secretária Francisca explicou que a culminância das atividades vai acontecer com a campanha Setembro Cidadão, de acordo com a Lei Complementar 494/2013 que instituiu setembro como o mês da cidadania no Rio Grande do Norte. ?Já adquirimos cartilhas que vão beneficiar 12 mil alunos e vamos elaborar diversas ações como exposições, apresentações de dança, música e teatro para o mês de setembro?, explicou Francisca.
Setembro Cidadão
O “Setembro Cidadão” é um projeto idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira a partir da experiência de uma década, na elaboração de livros educativos. O projeto, que é pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), e se assemelha ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa e a campanha de conscientização do Novembro Azul.
A Lei Complementar nº. 494/2013, de 27/08/2013, instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Estadual da Educação Cidadã e o mês corrente como ?setembro cidadão?. O Estado do Rio Grande do Norte foi o pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, maior ferramenta democrática de que dispõe o povo brasileiro.

