Adoção será tema de Roda de Diálogos em Parnamirim
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e o Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) promoverão a 1ª Roda de Diálogos sobre Adoção em Parnamirim. O evento acontecerá na segunda-feira (25), no Centro Administrativo da Prefeitura de Parnamirim, a partir das 8h30.
O objetivo das duas instituições é promover a reflexão e a discussão sobre a adoção, na perspectiva de contribuir para a ampliação da percepção da construção desse tipo de vínculo familiar. A adoção considera como eixos centrais as necessidades das crianças e adolescentes e a garantia dos direitos deles à convivência familiar e comunitária.
A programação do evento conta com duas mesas. A primeira está marcada para começar às 9h, com a psicanalista e coordenadora da Secretaria de Cartéis da Escola Brasileira de Psicanálise-Delegação/RN, Rosemeire Fernandes Mooneyhan, que abordará “Uma criança em busca e uma família”. Em seguida, o tema discutido será “Adoção: da família sonhada à família possível”, com participação da equipe da vara da Infância e Juventude de Parnamirim, a psicóloga Ana Paula de Araújo Ferreira e as assistentes sociais Camila Paula Dias de Paiva Cavalcante e Antônia Kaliana Costa de Gois.
A segunda mesa acontecerá às 10h30 com o depoimento sobre a vivência da adoção tardia, com Sandra Fátima Chagas Cristiano. Complementando a temática e finalizando o encontro, a psicóloga da Casa Abrigo Santa Rita de Cássia, Francinete Avelino da Silva, falará sobre a experiência do serviço de acolhimento institucional e adoção tardia.
A roda de diálogos é uma realização da 2ª Promotoria de Justiça e do Juízo de Direito da vara da Infância e Juventude e do Idoso da comarca de Parnamirim.