Emparn prevê boas chuvas para os meses de abril e maio
O Gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot, disse hoje (6) na palestra de abertura dos Seminários Técnicos 2017, que as condições oceânicas e outras variáveis melhoraram nos últimos dias. Diante do que foi analisado, a previsão de chuva dentro da média em grande parte do Rio Grande do Norte vai se concretizar, principalmente, nos meses de abril e maio.
Usando recursos ilustrativos, como imagens do satélite meteorológico e gráficos, Bristot salientou que são confortáveis as condições para chuvas nos próximos meses, com precipitações próximas à normalidade em várias regiões. O Oceano Pacífico continua com sua superfície mais fria e a Zona de Convergência Tropical (ZCIT) se mantém atuando próximo ao norte da região Nordeste.
O meteorologista destacou que os cientistas de vários países estão prevendo um período de atividade solar com menor intensidade nos próximos dois a três anos, o que poderá favorecer a manutenção das condições de chuvas no Nordeste brasileiro.
Os cientistas estão analisando as possíveis influências da atividade solar no comportamento do Pacífico Equatorial, como fator importante para chuvas. O Seminário Técnico é realizado uma vez por mês, no auditório da sede no Jiqui, com a participação de pesquisadores e técnicos da EMPARN e interessados. Antes da palestra falaram o presidente da Empresa, Alexandre Wanderley e o diretor de Pesquisa, José Simplício Holanda, sobre as atividades que serão desenvolvidas durante o ano de 2017, com foco na execução de novas pesquisas, maior produção de pintos, mudas de coco anão e sementes, como feijão, sorgo e milho.
CHUVAS DO FIM DE SEMANA
A EMPARN registrou chuvas em 70 dos pluviômetros monitorados pelo estado. No Oeste, choveu em Paraú, com 82 milímetros (mm); em Alto do Rodrigues, 80mm; Baraúna, 69,8mm e Viçosa, 68,5mm. Choveu ainda em Martins, Felipe Guerra, Umarizal, Upanema, entre outras cidades. Na Região Central, choveu em São José do Seridó, 108,7mm; Santana do Matos, 61mm; Florânia, 59,1mm, entre outros municípios. No Agreste, choveu em Jaçanã, 19,1mm e Vera Cruz, 4,8mm. Na região Leste, chuvas fracas em Senador Georgino Avelino, 4mm; Montanhas, Maxaranguape e Espírito Santo.

