Natal cria o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares

- publicidade -

O Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (7) trouxe a criação, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC).

O CERPIC visa ampliar a oferta e o acesso de ações e serviços de saúde, bem como fortalecer as experiências que já vêm sendo desenvolvidas na rede, de acordo com os princípios fundamentais do SUS, atuando nos campos de prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo.

“As Práticas Integrativas Complementares (PICS) trazem um impacto muito positivo na saúde, pois é um tratamento diferenciado. É o tipo de serviço que nós, como gestores e profissionais de saúde, queremos oferecer para a população. O usuário entra, se sente bem com o serviço oferecido e saí em uma condição bem melhor do que chegou. Muitas vezes, a pessoa precisa mais de uma cura mental, interior, do que propriamente a cura física”, destacou o secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca.
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são técnicas que visam estimular os mecanismos naturais para a recuperação da saúde, seja na prevenção, tratamento ou cura, causado por transtornos físicos, psíquicos ou emocionais de uma pessoa. O objetivo principal é evitar o uso de medicamentos que, a longo prazo, podem causar danos graves ao organismo, ajudando o corpo contra as doenças pela utilização de seus próprios mecanismos de defesa.

Nesta quarta, também aconteceu o I Fórum de PICS de Natal. O evento – realizado pela SMS – aconteceu no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho e contou com a participação de profissionais da saúde do município e convidados. Na oportunidade, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a SMS e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para ações no CERPIC.

“O desenvolvimento das PICS no RN começou lá em 2011, com a aprovação da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) no SUS. Desde então estamos avançando nesses serviços. Já trabalhamos com o município em algumas oportunidades. No dia 6 de maio de 2016 foi criada a Política Municipal das PICS e agora temos a criação desse Centro, que a UFRN tem total prazer em ser parceira”, destacou Ana Tânia Sampaio, do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN.

O CERPIC deve começar a funcionar em Natal no segundo semestre em um espaço localizado na rua Tuiuti, em Petrópolis, zona Leste da capital potiguar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais