Unidade de Saúde de Brasília Teimosa conclui mutirão de cadastramento
O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (DAB/SMS), por meio da Unidade de Saúde da Família de Brasília Teimosa, concluiu nesta segunda-feira (3) o mutirão, que foi iniciado desde a semana passada, para cadastramento territorial e individual dos usuários cobertos pela Unidade de Saúde Familiar Comunitária, que atualmente foi transferida para a unidade de Brasília Teimosa.
O mutirão foi realizado por agentes comunitários de saúde das unidades de saúde que compõem o Distrito Sanitário Leste, percorreu as Ruas do Motor, Areal, Condor, Almirante Barroso, Altamira, CGU, Monte Alegre e as Travessas Brasil e Monte Carlos, onde os usuários passarão a ser atendimentos nas equipes da Estratégia de Brasília Teimosa.
Além disso, os agentes comunitários visitaram arredores de becos e vielas, que resultou em 320 cadastros territoriais domiciliares e 1.105 cadastros individuais.
Segundo a responsável pelo Núcleo de Territorialização, Aline Ferreira, o cadastramento faz parte de um das diretrizes da territorialização, ferramenta de planejamento da Estratégia da Saúde da Família. A intenção é conhecer o território a ser coberto pela unidade de Saúde de Brasília Teimosa; saber o perfil dos usuários; acessibilidade; ter a estimativa da população residente da área de cobertura; conhecer as características social, econômica, cultural e epidemiológica, como também os fatores de riscos individuais e familiares, para nortear as ações de saúde no território adscrito (área de cobertura).
“A Unidade de Saúde de Brasília Teimosa atualmente conta com três equipes de Saúde da Família, com a incorporação da Unidade Familiar Comunitária, a USF de Brasília Teimosa passa a ter mais uma equipe da Estratégia da Saúde da Família. O cadastramento servirá para atualização dos registros, a prestação de assistência de boa qualidade e para a organização dos serviços que atenda as necessidades da Atenção Básica da comunidade coberta”, destacou a diretora do Departamento de Atenção Básica, Ana Paula Queiroz.
Aline disse ainda que a equipe teve grande aceitação da comunidade na realização do cadastramento. “A população aceitou bem os agentes de saúde, os números provam isso. Iniciamos pela área de maior vulnerabilidade, posteriormente faremos as outras áreas. Ainda existem cerca de 100 residências fechadas, porque muitos trabalham o dia todo. A equipe dos agentes de saúde deixou avisos para comparecer a Unidade de Brasília Teimosa, munidos de documento de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência para a atualização do cadastro”.