Natal implanta Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

- publicidade -

Natal ganha nesta quinta-feira (26), o 1º Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CERPIC), que funcionará na Rua Tuiuti, 173, Petrópolis. A solenidade de inauguração contará com a presença do prefeito Carlos Eduardo e será realizada às 17h desta quinta-feira.

O CERPIC oferecerá serviços de Auricoloterapia; Acupuntura; Escalda Pés; Reik; Danças Circulares; Pilates; Terapia de Florais; Biomagnetismo; Arteterapia; Aromaterapia; Massoterapia; Reflexologia Podal; Cromoterapia; Terapia Comunitária; Meditação; e Consciência Corporal.

As práticas integrativas e complementares – PIC, contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa. Esses sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano consigo, com o meio ambiente e com a sociedade.

De acordo coma diretora do CERPIC, Liene Medeiros, o objetivo do tratamento é a promoção da saúde. Trabalhar o equilíbrio do ser. “Trabalhar o ser para que ele tenha o equilíbrio e desenvolva o autocuidado e com isso previna o adoecimento. O foco desse trabalho é a promoção integral do cuidado humano, especialmente do autocuidado”.

O tratamento é realizado por meio de encaminhamento da unidade de saúde, e funciona com uma equipe multiprofissional composto por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo, arte terapeuta e educador físico. Todos os profissionais passaram por capacitação e com especialidade em práticas integrativas e complementares.

“É um tratamento alternativo que não impede que o usuário busque o atendimento com a medicina tradicional. É um serviço que vem a somar na melhoria da qualidade de vida de nossos usuários. A partir dos 12 anos, já pode ser atendido pelas práticas integrativas e complementares, basta solicitar encaminhamento na unidade de saúde”, destacou Liene Medeiros.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais