Greve contra a privatização vai sendo aprovada no RN com mais de 98% de aceitação
Concluída a maioria das sessões deliberativas da Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo SINDIPETRO-RN, a categoria petroleira norte-rio-grandense segue aprovando, por esmagadora maioria, a proposta de realização de uma greve nacional por tempo indeterminado.
O movimento deverá ser deflagrado em data a ser definida pela Federação Única dos Petroleiros – FUP e visa barrar as privatizações no Sistema Petrobrás, assim como a retirada de direitos de trabalhadores próprios e terceirizados.
Além do posicionamento com relação à greve, a categoria petroleira norte-rio-grandense segue aprovando outras duas proposições: a subscrição de um manifesto nacional da FUP ao povo brasileiro e a concessão de uma contribuição assistencial emergencial.
O manifesto denuncia os ataques à soberania nacional, a política de desmonte e privatização da Petrobrás e as ameaças ao Estado Democrático de Direito, expressando a condenação da categoria petroleira à prisão política do ex-presidente Lula.
Já a contribuição assistencial, com o valor de 1% (0,5% para a FUP + 0,5% para o Sindicato), por um período de três meses, tem em vista dar suporte à greve e às demais lutas da categoria, já que as finanças das entidades sindicais foram duramente golpeadas pela reforma trabalhista.
As sessões deliberativas no RN prosseguem até a próxima quinta-feira, 17, envolvendo trabalhadores e trabalhadoras de empresas públicas e privadas, em áreas administrativas e operacionais.
Veja, a seguir, o quadro com a votação parcial no RN em números percentuais:
GREVE | DESCONTO ASSISTENCIAL | MANIFESTO | |||||||||
SIM | NÃO | ABS | TOT | SIM | NÃO | ABS | TOT | SIM | NÃO | ABS | TOT |
98,1 | 0,5 | 1,4 | 100 | 91,3 | 5,1 | 3,6 | 100 | 96,4 | 2,2 | 1,4 | 100 |
E, aqui, veja o calendário de sessões deliberativas da Assembleia Geral:
DIA | HORA | LOCAL |
Terça-feira (15/05) | 7h30 | VARCO |
9h30 | PROGEL | |
Quarta-feira (16/05) | 7h30 | PERBRAS |
8h00 | SEDE NATAL (PETROBRÁS) | |
Quinta-feira (17/05) | 7h30 | FORTEKS |