Crianças vivenciam o prazer da leitura na Semana do Meio Ambiente do Parque da Cidade

- publicidade -

A criançada está vivenciando momentos únicos que estimulam o prazer da leitura durante a programação da Semana do Meio Ambiente, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Na tarde desta sexta-feira (08), os alunos do Colégio Essencial e do Projeto Amana participaram de atividades de contação da história “Um Pé de História”, uma releitura do livro “O Meu Pé de Laranja Lima, do escritor José Mauro de Vasconcelos, feita pelo ator Josivan Alves. Durante a apresentação, as crianças são estimuladas a interagirem com o personagem Zezé e foram brindadas com livros para que elas possam ler em casa. “Foi maravilhoso poder proporcionar momentos de troca de aprendizado e ensinamentos, utilizar o lúdico para promover a leitura, recontar essa história de amor entre uma criança e uma árvore. Nós aprendemos muito com as crianças! ”, disse Josivan Alves

 

E a tarde desta quinta-feira (7) foi de alegria e emoção com os alunos do 1º ao 5º ano da escola municipal Nossa Senhora da Guia, de Parnamirim, participando do projeto “O Escritor vem ao Parque”, com o advogado, poeta e escritor Diógenes da Cunha Lima, autor do livro “O Semeador de Alegria”, uma biografia de Dom Nivaldo Monte. E o escritor Marcos Medeiros, que publicou a revista Zé da Jia, especial sobre Dom Nivaldo Monte também participou do momento de troca de conhecimentos com as crianças. “Foi um momento muito importante, porque observamos como as crianças entenderam como foi a dedicação de Dom Nivaldo em prol da valorização ambiental e o livro de Diógenes da Cunha Lima, O Semeador da Alegria, ajudou nesse entendimento”, comentou Carlos da Hora, gestor do Parque da Cidade, que acompanhou tudo ao lado dos escritores.

 

Antes dos escritores apresentarem os seus trabalhos, os alunos da escola, apresentaram um projeto desenvolvido pela professora de literatura, Antônia Erbênia, com um recital de versos e frases retiradas de livros escritos por Diógenes e pelo religioso. Uma das alunas cantou a música “Acalanto”, escrita por Dom Nivaldo, que além de religioso, foi escritor, poeta, compositor, defensor do meio ambiente, dos mais humildes e um grande semeador de alegria. Patrono do Parque da Cidade, Dom Nivaldo Monte é o homenageado na Semana do Meio Ambiente no ano do seu centenário.

 

Para as crianças e professoras, conhecer o autor do livro que eles leram e trabalharam durante meses em sala de aula foi enriquecedor. A professora de literatura, Antônia Erbênia, disse que o projeto foi voltado para o centenário de Dom Nivaldo Monte como uma forma de reconhecimento e agradecimento por tudo o que ele fez pela escola e a comunidade de Emaús. “Foi muito interessante para as crianças conhecerem o autor do livro que eles leram e trabalharam em sala de aula. A escola está muito feliz em conhecer o Dr. Diógenes, autor do livro “O Semeador de Alegria”, pelo fato de os alunos adquirirem mais conhecimentos sobre quem foi Dom Nivaldo Monte. Agradecemos o espaço oferecido pelo Parque da Cidade para apresentar o nosso projeto. Inclusive, a nossa biblioteca recebeu o nome de Dom Nivaldo”, comentou a professora. A escola foi criada pelo ex-arcebispo na década de 80, no bairro Emaús, em Parnamirim.

 

Diógenes da Cunha Lima sorteou vários livros de sua autoria e doou um exemplar do livro “O Semeador de Alegria” para a escola, já que tiveram que arranjar um livro emprestado para desenvolver o projeto. Ele ficou emocionado com a apresentação da garotada lendo trechos do livro que ele escreveu e relatou toda a preocupação que Dom Nivaldo tinha em levar o amor às pessoas e relacionando a proteção do meio ambiente. O escritor também falou sobre a importância da leitura para as crianças e adolescentes e iniciou a sua fala recordando os conselhos do seu pai. “Eu sempre gostei de ler desde criança, em Nova Cruz. Quando vim estudar em Natal fui aconselhado pelo meu pai a procurar Câmara Cascudo. Segundo ele, Cascudo era um rio de saber e os outros eram apenas riacho”, disse o escritor.

 

Alunos do Colégio Êxito, que funciona no bairro Alecrim, também assistiram as apresentações no auditório do Parque da Cidade. Todas as crianças receberam um exemplar da revista Zé da Jia, do escritor Marcos Medeiros, edição especial em homenagem ao centenário de Dom Nivaldo. As apresentações foram o ápice da homenagem que a equipe do Parque da Cidade presta ao sem patrono Dom Nivaldo Monte.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais