Secretaria de Saúde divulga boletim epidemiológico de Natal

- publicidade -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, nesta terça-feira (10), a situação epidemiológica de Natal em 2018, trazendo a quantidade de casos de arboviroses registrados até a 23ª semana.

Atualmente, foram notificados 7.515 casos para arboviroses, sendo 258 de chikungunya, 6.321 de dengue e 122 casos para zika. Os Distritos Sanitários Norte I e II concentram o maior número de registros, representando 56% do total de notificações na capital potiguar. Distribuindo por faixa etária, o grupo entre 20 e 39 anos é o mais atingido (32% dos casos), seguido pelas pessoas entre 10 e 19 anos (23%).

Natal conta com um sistema de monitoramento de dengue que é reconhecido internacionalmente. OVigiadengue tem como finalidade a identificação de áreas de maior risco para que a ação de combate seja desenvolvida rapidamente. A cidade conta com mais de 400 ovitrampas (espécies de armadilhas) espalhadas a cada 300 metros. Elas são as responsáveis por armazenar os ovos dos vetores, que são utilizados para medir o Índice de Densidade de Ovos (IDO).

A Secretaria Municipal de Saúde atualmente também aplica outro método pioneiro de combate às arboviroses: as Estações Disseminadoras de Larvicida. Já bem-sucedida em outras localidades da América do Sul, a implementação desta estratégia no município de Natal faz parte de um projeto em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais