SMS alerta para riscos da não vacinação contra sarampo e poliomielite

- publicidade -

Após a primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo (começou em 6 de agosto), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os riscos que a não imunização pode trazer para as crianças.

Transmitido diretamente de pessoa para pessoa, geralmente por espirros, tosse, respiração e fala, o sarampo é uma doença que apenas a vacinação é capaz de evitar. Apesar de geralmente não apresentar grandes complicações, a enfermidade pode se desenvolver de forma mais grave, com o acometimento do sistema nervoso central, podendo se complicar com infecções secundárias, como pneumonia, podendo levar à morte.

A poliomielite também, em geral, apresenta sintomas leves, como febre, dor de garganta, náusea e vômitos. Porém, cerca de 1% dos infectados pode desenvolver a forma paralítica da doença, podendo causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em algumas ocasiões, levar à morte.

A campanha segue até 31 de agosto, com o Dia D ocorrendo em 18 de agosto. Ela é voltada exclusivamente às crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. Apenas aquelas que foram imunizadas nos últimos 30 dias é que não precisarão de nova dose. Durante o período, o objetivo é imunizar 43.475 crianças na capital potiguar e os pais ou responsáveis pelos menores podem buscar atendimento em qualquer unidade de saúde do município.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais