Vereadores aprovam projetos para a gestão, acessibilidade e população de rua

- publicidade -

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (20), os vereadores de Natal derrubaram veto do Executivo à emenda de autoria da Vereadora Natália Bonavides (PT), ao Orçamento Geral do Município para o exercício de 2019, que destina recursos para a realização de um censo da população de rua, cujo projeto já foi aprovado pela Casa. “A lei para a realização do censo já foi aprovada para que com as informações se pudesse saber o universo de pessoas em situação de rua na cidade e assim criar as políticas públicas adequadas, mas precisava de recursos e a emenda era justamente isso: garantir recurso para isso”, explica a autora.

Natália também teve um projeto de sua autoria aprovado na sessão dessa quinta. O Projeto de Lei 164/18 determina a publicação da convocação e da pauta das reuniões dos Conselhos Municipais de controle social no Diário Oficial do Município. Além deste, também foi aprovado o projetos nº 241/17, do vereador Franklin Capistrano (PSB), subscrito por Carla Dickson (PROS), Fernando Lucena (PT), Júlia Arruda e Ary Gomes (PDT) e Raniere Barbosa (AVANTE), para que seja criado o selo de acessibilidade para os prédios públicos e privados de grande fluxo de pessoas. “Busca democratizar a acessibilidade do cidadão natalense. Achamos que esse projeto vem atender a necessidade daqueles que têm limitações. Melhores condições de atendimento estarão garantidas quando os estabelecimentos possibilitarem condições de utilização plena de seus serviços”, defende Capistrano.

Também foi aprovado o projeto nº 175/18, de autoria do vereador Felipe Alves (MDB), que cria o Banco de Ideias em gestão para premiar e incentivar servidores municipais que se destaquem e contribuam para otimizar o serviço público. “Queremos valorizar o servidor público municipal e abrir uma porta para que a gestão premie e reconheça as boas ações, práticas inovadoras e boas ideias, estimulando aqueles que fazem a diferença na administração”, ressaltou Felipe Alves.

 

Convocação adiada

A convocação do presidente do Instituto da Previdência dos Servidores do Município de Natal (NatalPrev), Thiago Costa Marreiros, para discutir com os vereadores acerca da denúncia de que a Prefeitura do Natal deixou de repassar cerca de R$ 32 milhões em contribuições  previdenciárias ao instituto, não ocorreu nesta quinta-feira (20), conforme previsto.

Em férias, o presidente solicitou à Câmara que a convocação fosse adiada para a próxima terça-feira, uma vez que ele é o mais apto para falar sobre o assunto em plenário e não estaria disponível nesta quinta.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais