Prefeitura de Parnamirim garante uso de nome social na administração pública

- publicidade -

O Prefeito Rosano Taveira publicou no Diário Oficial do Município, o Decreto 5.949 de 26 de setembro de 2018, regulamentando o uso de nome social às pessoas denominadas travestis, transexuais e transgêneros, no âmbito da administração pública municipal direta ou indireta.

Nome social é aquele adotado pelo indivíduo e que corresponde ao gênero pelo qual o mesmo se reconhece, se identifica e é reconhecido na sociedade. Para estes casos, o nome civil somente será exigido quando indispensável, apenas para uso interno da administração e, mesmo assim, acompanhado pelo nome social.

“O uso do nome social resguarda um direito que é do cidadão e por isso, deve ser assegurado pela administração pública com base em princípios legais como o da Isonomia, que sustenta os direitos e garantias fundamentais dos brasileiros”, disse o Prefeito Taveira.

A solicitação do uso do nome social pelo servidor público municipal, travesti, transexual ou transgênero, seja ele efetivo, estagiário, terceirizado ou voluntário, pode ser realizado a qualquer tempo  junto à Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos – SEARH.

Para menores de 18 anos não emancipados, o nome social deverá ser, obrigatoriamente, declarado pelos seus pais ou responsáveis, mediante autorização e documentos específicos.

A SEARH atenderá aos pedidos de utilização do nome social pelos servidores, modificando o cadastro de dados, substituindo a identificação funcional, alterando nomes na lista de ramais e os modificando em sistemas de informática.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais