Fotógrafos de Macaíba realizam trabalho embasado na cultura e beleza da Comunidade Quilombola de Capoeiras

- publicidade -

Um grupo de fotógrafos de Macaíba intitulados de Equipe 5.6 reuniram se para realizar um trabalho embasado na cultura e na beleza da Comunidade Quilombola de Capoeiras. A equipe composta pelos fotógrafos Edeilson Morais, Reinaldo Rocha, Jacob Marto e Júlio Rasec, criou a iniciativa com o tema de “Cultura Afro” e tem o objetivo de demonstrar a relação histórica entre o povo de Capoeiras e as terras do Solar Ferreiro Torto, local onde os negros foram usados como mão de obra escrava no período colonial e que hoje é simbolo de dor mas também de luta e liberdade para o povo de Capoeiras. Atualmente o espaço abriga um belo museu em zona de mata atlântica e resguarda a gloriosa história de Macaíba.

Três jovens foram selecionadas para realizar o ensaio fotográfico com a temática. A seleção foi feita em concurso na própria comunidade, na comemoração do dia da consciência negra no ano de 2017, as jovens Vitoria Santos, Lilidiane Santos e Gerlania Moura foram as escolhidas para representar e interpretar as manifestações afro, expondo a beleza do povo negro, os traços e as cores marcantes dos seus antepassados africanos, afirmando as suas origens e caracterizando um povo que é fonte de grande conhecimento e valores.

Capoeiras é a maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte e possui suas características próprias e uma história de luta por reconhecimento cultural, um povo que se orgulha de ter diversas expressões culturais de origem afro como o zambê, conhecido na comunidade pelo nome de pau furado liderado pelo Mestre Deba, as danças afro, percussão, o artesanato e a capoeira desenvolvida pelo contra mestre Fumaça. Esta é a culturalmente rica terra de Capoeiras.

Em breve as fotos serão divulgadas em uma exposição fotográfica que passará por diversos locais da cidade, a exposição estará a disposição a partir do dia 8 de janeiro, data em que é celebrada o dia da fotografia no Brasil, e exposição inicia no Centro de Cultura de Macaíba, passará ainda pelo Museu do Solar Ferreiro Torto e encerrando no Ponto de Cultura de Capoeiras.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais