Vereadores aprovam projeto sobre turismo pedagógico nas escolas públicas

- publicidade -

O Plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou, entre as matérias apreciadas na sessão ordinária desta quarta-feira (27), a proposta encaminhada pelo vereador Felipe Alves (MDB) subscrita pelos vereadores Cícero Martins (PSL), Raniere Barbosa (Avante) e Robson Carvalho (PMB) que dispõe sobre o turismo pedagógico nas escolas da rede pública da capital potiguar. 

De acordo com o projeto de lei 095/2018, a finalidade é promover atividades extraclasses com os alunos das escolas da rede municipal de ensino pelo menos uma vez ao ano. “A proposição tem o objetivo de resgatar a valorização e conhecimento da cultura local junto aos nossos jovens, além do acervo artístico e pontos turísticos que também são pouco valorizados hoje em dia. Uma inciativa simples, mas que vai inserir muito cedo o incentivo a conhecer pontos turísticos”, defendeu Felipe.

Outra matéria que recebeu parecer favorável foi o Projeto de Lei 161/2017, de autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSL), que acrescenta o art. 4º A – à Lei municipal nº. 5.089/99, que estabelece determinações para denominação e renomeação das vias e logradouros públicos do município de Natal. Conforme estabelece o projeto de lei, o Artigo 4º – A, terá a seguinte redação: “O Projeto de Lei que tratar sobre a denominação ou renomeação das vias logradouros públicos de Natal, e versar acerca de figura pública e/ou cidadão cuja história tenha contribuído para nossa sociedade, acompanhado das respectivas justificativas, poderá ser objeto de análise prévia pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – IHGRN, que emitirá parecer, possibilitando uma interação da proposta com o expressivo acervo de documentos históricos do Estado do Rio Grande do Norte, resguardando a cultura local.”  

A propositora da alteração na lei defendeu que o IHGRN é uma instituição séria e que tem respaldo para aprovar os nomes indicados para denominar ruas e/ou praças. “O IHGRN é uma instituição fundada em 1902, séria e tem muito a colaborar nessa linha, ouvir o IHGRN é de suma importância para colaborar com a nossa história e não vai retirar o respaldo da Câmara”, disse Eleika Bezerra.

A Câmara ainda aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 037/18 apresentado pelo vereador Raniere Barbosa (Avante), que concede o Título de Cidadão Natalense ao Senhor Francisco Brito Moreira. Os seguintes projetos de lei que reconhecem como de utilidade pública municipal também foram aprovados na sessão ordinária: o projeto de lei 242/18, de autoria do ex-vereador Sérgio Pinheiro subscritos pelos vereadores Preto Aquino (Patriota) e Raniere Barbosa e pela vereadora Nina Souza (PDT), que reconhece de Utilidade Pública Municipal a “Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMAR)”; e o projeto de lei 246/2018, que reconhece de Utilidade Pública Municipal o “Instituto de Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Rio Grande do Norte – (IDESA/RN)” também de autoria do ex-vereador Sérgio Pinheiro e subscrito pela vereadora Nina Souza. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. OkSaiba mais