Caicó receberá Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação

- publicidade -

O município de Caicó vive a expectativa de sediar nos próximos dias a 1ª edição da FENECITI – Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, que acontece nos dias 14 e 15 de junho na Ilha de Sant’Ana, traz um conceito de feira de negócios inovador para o RN, inserindo ciência e tecnologia, aproximando a academia do setor empresarial e incluindo uma programação cultural diversificada.

“Tenho certeza que muita gente vai se surpreender positivamente com o que o Rio Grande do Norte está produzindo em todos os sentidos”, declarou o secretário Jaime Calado, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico do RN. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) é idealizadora da FENECITI e trabalha em parceria com a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) para execução da Feira, além de contar com o apoio da CDL-Caicó nesta edição de estreia. Outras duas edições da FENECITI estão previstas para acontecer ainda este ano, em diferentes regiões do estado.

Ao todo, 100 estandes irão compor a Feira. Além dos expositores, patrocinadores, secretarias de Estado e órgãos que apoiam o evento estarão presentes com soluções e serviços. A rápida comercialização dos estandes, já esgotados, é um indicativo de sucesso da Feira, confirmando a presença de expositores do comércio, indústria e serviços do RN.

“A Indústria tem destaque no Seridó, terra de um povo empreendedor” enfatiza Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN). “A produção de bonés é destaque nacional; as oficinas de costura são propulsoras do Pró-Sertão; temos diversos outros casos de sucesso, como a indústria de alimentos, a mineração, a produção de energias renováveis e as cerâmicas. A Feira certamente será um espaço para potencializar os negócios regionais e gerar rede de contatos”, complementa o presidente.

A FIERN irá apresentar um ambiente de inovação, através da Unidade Móvel de Informática do SENAI-RN, com a realização de minicursos voltados para a Indústria 4.0 e apresentação de Impressora 3D com aplicações em diversas áreas, especialmente na indústria. A programação também contará com ações de cidadania na Unidade Móvel de Saúde do SESI-RN.

No Espaço Inovação, destaca-se a presença das instituições de ensino técnico e superior, que irão aproximar o público das novas tecnologias desenvolvidas no Estado, além de trazer propostas na área gerencial e pesquisas acadêmicas que podem apoiar as empresas locais. O IFRN, por exemplo, irá apresentar um projeto de moda para pessoas com necessidades especiais. As roupas, desenvolvidas pelos alunos do curso de Moda do campus de Caicó, são direcionadas a pessoas que fazem uso de bolsa de colostomia, pessoas com incontinência urinária e mulheres que fizeram mastectomia, pensadas para a discrição e conforto dos usuários. A UFRN e UERN também farão parte da Feira.

Uma das atividades mais aguardadas pelos empreendedores é o Networking Day, promovido pelo SEBRAE, que promove a aproximação entre empresas para geração de futuros negócios e troca de experiências. De acordo com Pedro Medeiros, gerente do escritório regional do Sebrae em Caicó, o Networking Day, possibilita negociações entre empresas ofertantes que tem interesse em ampliar seu mercado de atuação e empresas que buscam produtos regionais. “A FENECITI é uma feira com ambiente propício para que isso aconteça de forma efetiva”, destaca.

Além de realizador da FENECITI, o Governo do Estado também participa do evento através das secretarias e órgãos de administração direta e indireta, prestando serviços e fornecendo informações ao público. O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/RN) estará oferecendo orientações sobre requisitos de segurança nos produtos certificados pelo Inmetro, com objetivo de garantir a segurança e a saúde da população; a Caern fará atendimento ao público, oferecendo negociação de débitos e realizando trabalho de conscientização ambiental; o CEHAB estará fornecendo informações e serviços de regularização fundiária; a Secretaria de Tributação irá apresentar a Nota Potiguar; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico irá orientar os empresários, apresentando os programas de incentivo do Governo para fomentar o crescimento e geração de empregos no Estado. No total, serão 10 secretarias de Estado e cerca de 30 instituições trabalhando para oferecer os melhores serviços aos expositores, ao público empreendedor e visitantes locais.

Facilitação ao Crédito

Um dos grandes objetivo da Feira é trazer opções de crédito para os investidores, levando as operadoras para perto do empresariado local. É o caso do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que irá apresentar O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE Sol. O programa, lançado em 2016, visa contribuir com a sustentabilidade ambiental da matriz energética da Região Nordeste. O financiamento pode ser destinado a projetos residenciais, negócios urbanos e rurais.

A Agência de Fomento do Estado (AGN) também estará presente divulgando suas linhas de microcrédito. Os financiamentos da Agência são direcionados aos micro e pequenos empreendedores formais ou informais. O interessado passa por um processo de análise de crédito e é capacitado com para o empreendedorismo e gestão sustentável dos recursos. Para a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia, o microcrédito é uma ferramenta para a expansão e criação de novos negócios e, por isso, é fundamental a participação da Agência na Feira. “A realização de feiras como a FENECITI é fundamental para criar uma cultura empreendedora com o fornecimento de informação, acesso a serviços e a produtos que possam auxiliar do desenvolvimento de novos negócios e crescimento de outros existentes. Será a primeira de muitas a serem realizadas em nosso estado”, afirmou a diretora-presidente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais