Em sessão solene, diretor da Funpec recebe Título de Cidadão Natalense

- publicidade -

A Câmara Municipal de Natal, por proposição do vereador Sueldo Medeiros (PHS), realizou nesta quinta-feira (22) uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Natalense a André Maitelli, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e diretor da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura – Funpec. O ato solene contou com a presença de docentes, pesquisadores e intelectuais, além de familiares e amigos do homenageado.

Nascido em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, André Maitelli formou-se engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Mato Grosso. Tornou-se mestre em Engenharia Elétrica e doutor em Engenharia Eletrônica. Foi em 1990 que ele passou a integrar o quadro de docentes da UFRN e desde antão escreve uma história de estudos e pesquisas que se entrelaça com a universidade e a cidade.

“Hoje o Legislativo Municipal faz justiça a um homem que não só caminhou atento ao bem comum, mas que fez dos seus próprios passos meios para avanços coletivos. Trata-se de celebrar a trajetória de um profissional compromissado como o professor Maitelli”, destacou o vereador Sueldo Medeiros. “Recordo o seu protagonismo na consolidação da UFRN como uma das instituições líderes em pesquisas na área de petróleo no Brasil”, pontuou.

“Portanto, diante de um currículo tão extenso, não é só ele quem recebe a honraria. Nós, natalenses, também passamos a ter a honra de tê-lo como nosso conterrâneo. Então, esse título honorífico constitui o agradecimento do povo de Natal pelos seus relevantes serviços prestados”, completou Sueldo.

Carla Maitelli, esposa do mais novo cidadão natalense, falou em nome da família. “Estamos todos felizes, orgulhosos e realizados com essa distinção. Mostra o reconhecimento dos esforços dele em prol da educação, ciência e cultura do Rio Grande do Norte”, comemorou ela, que é professora do Departamento de Engenharia do Petróleo da UFRN.

Adrião Duarte, também professor da UFRN e amigo de André Maitelli, falou que o homenageado sempre atuou para o desenvolvimento da ciência, incentivando jovens pesquisadores, identificando talentos e compartilhando o conhecimento adquirido. “Pesquisador abnegado e pronto para o diálogo, com energia e capacidade de liderança”, declarou Duarte, que é vice-diretor do Instituto Metrópole Digital – IMD.

Em seu discurso, André Maitelli agradeceu a concessão da maior honraria da Câmara Municipal de Natal. “Estou aqui há quase 30 anos como professor da Universidade Federal e desde que cheguei procurei viver a cultura dessa terra que me recebeu de braços abertos. Fiz inúmeros amigos e construí minha história profissional em Natal. Enfim, só tenho a agradecer pelo carinho de todos”, concluiu.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais