Comissão de Saúde realiza visita técnica à UBS de Pajuçara

- publicidade -

Os vereadores Fernando Lucena (PT), Carla Dickson (PROS), Franklin Capistrano (PSB) e Preto Aquino (PATRIOTA), representando a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social realizaram na tarde desta segunda-feira (23), visita técnica à Unidade Básica de Saúde (UBS) do conjunto Pajuçara, na Zona Norte. O objetivo foi escutar a população e líderes comunitários para tratar sobre pautas como a falta de profissionais, encerramento do serviço de coleta laboratoriais e reativação da sala de fisioterapia.

A UBS de Pajuçara corresponde ao Distrito 1 Norte da cidade do Natal e cobre em torno de 25 comunidades daquela região, com atendimento de 70 a 75 mil usuários. Atualmente, realiza uma média de 7 mil procedimentos/mês e também abriga as Estratégia de Saúde da Família (ESF) da localidade.

De acordo com o diretor Geomar Araújo, hoje, o principal problema é a falta de recursos humanos, principalmente nas unidades de ESF.  “Para ter uma atendimento no mínimo satisfatório precisamos de mais 3 médicos, 1 dentista para demandas abertas, técnicos de enfermagem e a questão do laboratório.  Agora nós aguardamos o pessoal do concurso para cobrir as nossas quatro equipes de ESF”, explicou.  Em relação à temática da mudança de localidade no serviço de coleta de laboratório, o gestor pontua que o laboratório não foi fechado, mas sim teve seu posto de coleta transferido. “O serviço não parou, o paciente é enviado para a Policlínica da Zona Norte”, acrescenta.

A vereadora Carla Disckson destacou que no seu entendimento, a UBS de Pajuçara deveria receber status de  complexo de saúde, tendo em vista seu tamanho, número de atendimentos e área de cobertura assistencial. “Aqui funciona uma UBS de porta aberta, mais 4 equipes da Estratégia de Saúde da Família e posto de coleta de material biológico. Mas a falta de RH compromete o serviço, era preciso ter 5 dentistas mas só temos um atendendo, serviço de enfermagem eram 8 profissionais, hoje são 4”, descreve a parlamentar. 

Já a presidente do Conselho Comunitário de Saúde do bairro, Claudete Trindade, relata que desde 2012 a redução no número de profissionais atendendo na Unidade vem sendo sentida, seja por aposentadoria ou transferência. Para ela, a convocação de profissionais aprovados no último concurso completaria o quadro do RH da UBS. “Nós pedimos a atenção da Secretaria Municipal de Saúde nessa questão, pois mandando profissionais para cá o serviço bem feito será realizado”, diz. 

O presidente da Comissão, vereador Fernando Lucena, acrescenta que uma das medidas que a Comissão irá tomar após a visita é marcar Audiência Pública com a presença do Ministério Público na tentativa de sensibilizar o órgão para uma tratativa que venha trazer a convocação dos remanescentes do concurso. “Nós vamos encaminhar todas as  necessidades desta unidade para a SMS, pois o atendimento aqui hoje pode ser considerando médio, e tendo este tamanho, com esta estrutura, poderia ser muito maior”, expõe.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais