Projeto que permite visita de animais em hospitais é aprovado pela Câmara

- publicidade -

Um projeto de lei que permite o ingresso de animais de estimação em hospitais públicos e privados de Natal foi aprovado, nesta quinta-feira (12), pela Câmara Municipal. O texto, apresentado pela vereadora Ana Paula (PL), estabelece que a entrada dos animais para visitação de pacientes internados deve ser agendada na administração do hospital, respeitados os critérios estabelecidos pela instituição. Com o parecer favorável em segunda discussão, a matéria aguarda sanção do Executivo.

De acordo com a autora da proposta, os pets poderão ficar na unidade de saúde em período pré-determinado e sob condições prévias. Ela explicou que as visitas só deverão ser autorizadas aos pacientes internados há mais de dez dias, devendo os animais serem transportados em recipiente ou caixa adequada a esse fim e em companhia de pessoa que esteja acostumada a lidar com ele.

“As visitas de animais, conforme mostram alguns estudos, podem ajudar e muito na melhora de pacientes, por meio de Terapia Assistida por animais. Em outros casos, o animal doméstico não só faz parte da família, como é o único companheiro fiel do paciente, por isso, é de suma importância uma lei nesse sentido”, defendeu a vereadora Ana Paula. 

Em seguida, foi acatada uma proposição da ex-vereadora Natália Bonavides, subscrita pelo vereador Ney Lopes Júnior (PSD), acerca da Lei Municipal n° 4.108/92 que institui o Plano de Cargos e Vencimentos dos Funcionários da Administração Direta e Autárquica da Prefeitura de Natal. A intenção é substituir o nome do cargo de vigia por “guarda patrimonial”
“Ocorre que a nomenclatura do cargo encontra-se desatualizada, de modo que o próprio Executivo já não vem tratando os profissionais dessa categoria como vigias. Assim, tendo em vista que a categoria se reconhece como “guardas patrimoniais” e que a denominação “vigia” não é utilizada pelo Poder Municipal, apresentamos este projeto a fim de que seja feita a devida atualização legislativa”, pontuou o vereador Ney Lopes Júnior.

Por fim, o plenário aprovou um Projeto de Decreto Legislativo encaminhado pelo vereador Klaus Araújo (SD) que concede o Título de Cidadão Natalense ao ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais