PMRN parabeniza 12 policiais pelo dia internacional do PeaceKeepers

- publicidade -

No dia 29 de maio é comemorado o dia internacional do PeaceKeepers (Manutenção da Paz) das Nações Unidas, que se refere a atividades que tendem a criar condições que favoreçam a paz duradoura.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte parabeniza seus 12 policiais militares (boinas azuis) que, voluntariamente, deixaram seus lares e sua pátria com o propósito de estabelecer a paz em Moçambique (4 Oficiais), Angola (2 oficiais), Guatemala (2 oficiais), Timor-Leste (2 oficiais), Guiné Bissau (2 oficiais), e Sudão do Sul (1 Oficial) e atualmente possui um representante em missão no Sudão. Dentre eles, está o Coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, atual Comandante Geral da PMRN, que participou da missão em Moçambique, de fevereiro a dezembro do ano de 1994.

Dentro do grupo de governos dos Estados-nações e organizações das Nações Unidas (ONU) há um entendimento geral de que, a nível internacional, as forças de manutenção de paz monitoram e observam os processos de paz em zonas pós-conflito, e podem auxiliar ex-combatentes na implementação dos compromissos do acordo de paz no qual se comprometeram. Essa assistência pode vir de várias formas, incluindo medidas de confiança, acordos de partilha de poder, assistência eleitoral, consolidação do Estado de direito e o desenvolvimento econômico e social. Assim, as forças de manutenção da paz das Nações Unidas (muitas vezes referida como Capacetes Azuis ou Boinas Azuis por causa de suas boinas ou capacetes azul claros) podem incluir soldados, oficiais de polícia e pessoal civil.

O Dia Internacional dos Mantenedores da Paz refere-se a 1948 quando foi criada a primeira missão de manutenção da paz da ONU: a operação para supervisionar o cessar-fogo na guerra Árabe-Israelense. O Brasil já participou de mais de 30 missões das Nações Unidas, tendo enviado cerca de 27 mil militares ao exterior. Atualmente militares das três Forças Armadas brasileiras integram missões de Paz da ONU.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais