TV Câmara Natal completa 18 anos com a marca da credibilidade

- publicidade -

Comemorando 18 anos nesta quinta-feira (29), a TV Câmara Natal, primeiro canal legislativo do norte-nordeste, quando entrou no ar pela primeira vez em 29 de abril de 2003, tinha como objetivos: levar informações de interesse público à população natalense e promover a cidadania. Ao alcançar a maioridade, a emissora, que é transmitida através dos canais 10.2 da TV aberta e 10 ou 110 da Cabo e ainda pelo YouTube da TV Legislativa, segue firme nestes propósitos, com uma trajetória marcada pela credibilidade, evolução de sua programação, produções premiadas e dedicação de seus profissionais. 

Desde 2014, a TV está operando em sinal aberto digital, integrando a Rede Legislativa Digital, o que possibilitou alcançar outros municípios da Região Metropolitana de Natal. Além disso, nos últimos anos a instituição vem investindo na integração com as mídias sociais e dialogando com diferentes órgãos no intuito de estabelecer parcerias para a produção e veiculação de conteúdos.

“A TV Câmara é o canal da ‘Casa do Povo’ e, por este motivo, pretende ampliar cada vez mais a prestação de serviços e oferta de informações úteis à população, constituindo um canal educativo e incentivador da participação do cidadão nos temas da cidade. Estamos convencidos de que a comunicação legislativa é fundamental para ampliar a participação popular, colocando as pessoas no centro das principais decisões. Afinal, um parlamento aberto se constrói com transparência, participação popular e inovação no uso de tecnologias”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT).

O diretor do Núcleo de Comunicação Institucional da CMN, Marcelo Dieb, disse que ao longo dos anos o canal consolidou seu espaço através de uma programação de qualidade para além da atividade parlamentar. “Cumpre com brilhantismo seu papel de levar ao conhecimento público os fatos mais relevantes da capital potiguar. Nesta data especial, aproveito para destacar os profissionais que contribuem diariamente para o sucesso desta missão e o presidente Paulinho Freire por oferecer as condições para a realização do trabalho”.

Por sua vez, o diretor da TV Câmara Natal, Rodrigues Neto, falou sobre os desafios da reportagem em tempos de pandemia da Covid-19. “Tivemos que nos adaptar a um novo cenário marcado pela interrupção dos contatos e limitação dos deslocamentos. Todos em lockdown, mas a produção de notícias não poderia parar, pois alguém precisa informar à população o que está acontecendo. Para atender a essa necessidade, estamos contando com a criatividade e o poder de resiliência da nossa equipe. Para quem trabalha com televisão, a ferramenta virtual passou a ser uma aliada. Entrevistas por videoconferência passaram a fazer parte do dia a dia. Num momento como este, informação checada e rechecada pode salvar vidas”.

Neste mesmo assunto, Túlio Duarte, chefe de redação, informou que após a pandemia os profissionais da emissora passaram a trabalhar sob nova rotina. “Adotamos dois microfones nas reportagens, uso de máscaras e álcool em gel por toda equipe, escalas de trabalho para evitar aglomeração e, ao mesmo tempo, não parar o serviço, adoção do teletrabalho (home office) para pauteiros e repórteres e a adaptação dos repórteres para fazer essas reportagens de casa, tendo de capturar áudio e som, tendo cuidado com enquadramento e iluminação. Tudo isso permitiu continuar o trabalho de forma segura. Com os devidos cuidados sanitários, conseguimos fazer a cobertura das Eleições 2020 e o acompanhamento diário das coletivas de imprensa do Governo do Estado com a atualização dos dados da Pandemia no RN. Com isso, a TV Câmara mostrou estar à altura dos desafios do nosso tempo”, concluiu o jornalista.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais