Distribuição de Vitamina D nas unidades de saúde é aprovada em Comissão

- publicidade -

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou na tarde desta segunda-feira (22), mais uma reunião para dar andamento à pauta de projetos e relatórios oriundos das visitas externas realizadas pelos parlamentares. No total, 22 matérias foram designadas para relatoria e 12 aprovadas. 

Entre as leis aprovada está a 160/2020, de autoria da ex-vereadora Carla Dickson, que trata da distribuição, com a receita médica, da vitamina D em Unidades Básicas de Saúde. A relatoria foi da vereadora Camila Araújo (PSD), que emitiu parecer favorável. “A vitamina D é um mecanismo medicinal preventivo a muitas doenças e essa vitamina pode ser adquirida também de forma natural com a exposição ao sol, porém a rotina do natalense às vezes não contribui para essa que ele possa adquirir de forma natural. Ela também contribui para a prevenção da Covid-19. Então, daí a importância do poder público também fazer essa distribuição nas unidades de saúde”, explicou Camila.

Na ocasião, os vereadores também leram os relatórios dos trabalhos de visitas externas, que ocorreram nas Unidades de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Estivemos na última segunda-feira nas UPAS e vários usuários falaram sobre as salas de vacinas, drive-thrus, UBS, que estão vacinando. Questionaram a falta de estrutura, profissionais sobrecarregados. Tudo isso, iremos fazer um ofício para a Secretaria de Saúde detalhando todos os problemas elencados”, disse o vereador Luciano Nascimento (PTB). 

“Visitamos as quatro unidades de pronto-atendimento e pudemos observar a falta de manutenção, bem como problemas na instalação elétrica, problemas de aquisição de raio-x e a instalação de dois contêineres na UPA da Cidade da Esperança. Vamos encaminhar o relatório à SMS e cobrar a solução de todos os pontos levantados durante as visitas”, ressaltou o vereador Herberth Sena. 

O presidente da Comissão, vereador Preto Aquino (PSD), destacou que será realizado um convite ao Secretário Municipal de Saúde, Dr. George Antunes, para que sejam prestados esclarecimentos da pasta à Comissão. “Essa reunião será a oportunidade da secretaria prestar detalhes sobre os números, valores, atendimentos e contratos em Natal, em relação às obrigações da SMS. Nós, no âmbito da comissão temos que apreciar, votar e deliberar para assim, o munícipio não ter prejuízos futuros”, finalizou Preto.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais