Projeto que cria Dia do Trabalhador da Saúde Municipal é aprovado em comissão

- publicidade -

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, durante uma reunião virtual nesta quinta-feira (27), ao texto encaminhado pelo vereador Chagas Catarino (PSDB) que institui no Calendário de Eventos do Município a data comemorativa ao Dia do Trabalhador da Saúde Municipal, a ser celebrado anualmente no dia 09 de abril. 

Conforme a redação da matéria, a iniciativa justifica-se pela necessidade de reconhecer a importância do trabalho prestado pelos profissionais da saúde por seu destaque e dedicação diante da pandemia da Covid-19. “Além disso, estes trabalhadores também atuam na prevenção de doenças e promoção da saúde, desenvolvendo abordagens efetivas a cada indivíduo e comunidade de forma a orientar e atender suas necessidades sociais”, pontuou o relator, vereador Robério Paulino (PSOL).

Na sequência, foi aprovado um projeto de autoria do vereador Robson Carvalho (PDT) sobre a utilização de material publicitário nos veículos de transporte escolar da capital potiguar, com intuito de combater o bullying e a pedofilia. Com temática semelhante, também passou uma proposta da vereadora Brisa Bracchi (PT) que veda a veiculação de publicidade ou propaganda de caráter machista e/ou que objetifique as mulheres em outdoors, cartazes e letreiros na cidade.

Destaque ainda para a provação dos seguintes projetos: PL 289/2020, da vereadora Divaneide Basílio (PT), que cria a Semana do Folclore e estabelece a discussão do tema nas escolas da rede pública de Natal; PL 187/2020, do vereador Preto Aquino (PSD), instituindo o Dia do Guarda Municipal de Natal e o PL 87/2020, da vereadora Ana Paula (PL) sobre a criação do Programa do Empreendedorismo nas escolas e na comunidade de ensino fundamental do município.

Ao final da reunião, a presidente da Comissão de Educação, vereadora Júlia Arruda (PCdoB), avaliou os trabalhos. “Foi uma reunião produtiva na qual conseguimos aprovar e designar para relatoria várias proposições importantes, o que mostra que a despeito das limitações impostas pelo momento difícil que vivemos, as tecnologia aplicadas nas atividades parlamentares têm permitido um bom ritmo para a produção legislativa”,  disse Júlia. 

“Mais cedo, recebemos representantes do Conselho Regional de Psicologia e do Conselho Regional de Serviço Social para debater a inserção de psicólogos e assistentes sociais nas unidades de educação básica de Natal. Já existe uma Lei Federal, aprovada em 2019, que precisa de regulamentação, enquanto estados e municípios estão elaborando suas leis específicas. O nosso mandato, inclusive, apresentou um texto sobre o tema e está tramitando na Casa. Aproveito para ressaltar a relevância do suporte psicológico e social aos alunos e professores, especialmente quando ocorrer o retorno das aulas presenciais”, completou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais