Prefeitura homenageia Dona Chiquinha Ferreira

- publicidade -

Aos 112 anos de idade, Francisca Ferreira França, mais conhecida como “Dona Chiquinha”, foi homenageada nesta terça-feira (15) pelos relevantes serviços prestados à cultura de São Gonçalo do Amarante.

Durante evento simbólico, realizado no Museu Municipal, foi descerrada a placa que presta homenagem especial aos 112 anos de vida, celebrado no dia 11 de janeiro.

Brincante de grupos como o Bambelô da Alegria, Coco de Roda, Congos de Combate e Pastoril, Dona Chiquinha é sinônimo de vitalidade na comunidade de Santo Antônio do Potengi, e até hoje lembra das danças e músicas folclóricas.

Além de brincante dos folguedos populares, Dona Chiquinha é detentora dos saberes, conhecimentos e práticas tradicionais de saúde popular e cura religiosa das rezadeiras, benzedeiras e saberes tradicionais. A são-gonçalense deu nome a lei estadual que instituiu essas práticas como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do povo potiguar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais