Prefeitura realiza Audiência Pública para discussão e apresentação da Lei Orçamentária Anual (LOA)

- publicidade -

Na manhã de ontem (29), aconteceu a Audiência Pública para apresentação, avaliação e discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) com a sociedade. A audiência foi realizada no auditório da Fundação Cultural Dona Militana e contou com participação de secretários e de representantes da sociedade civil.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é elaborada pelo Poder Executivo− que estabelece as despesas e as receitas para o ano seguinte. Nela está contido um planejamento de gastos que define as obras e os serviços prioritários para o Município, levando em conta os recursos disponíveis. Ela é elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ambos definidos pelo executivo, a partir de discussões com a comunidade.

Os instrumentos orçamentários foram apresentados pelo secretário de Finanças, Luiz Henrique Nobrega, que destacou que a LOA é uma lei ordinária, elaborada anualmente, e que ela estabelece as metas e prioridades que possam a vir a ser concretizadas pelo município em cada ano. Além disso, destacou que é através dela que são executadas as ações prioritárias, sejam elas a manutenção do serviço público, em todas as suas áreas, e também os investimentos, tais como obras e aquisição de equipamentos, visando sempre à melhoria da qualidade de vida da população

A proposta orçamentária apresentada estima receita e fixa despesa para o exercício de 2023 em R$ 815.120.511,29, tendo sido formulada dentro das estimativas e observando as características locais. Antes de ser sancionada a lei, a proposta orçamentária é analisada pelo poder legislativo que pode apresentar emendas ao projeto, de acordo com critérios estabelecidos pela LDO.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais