Prefeitura toma medidas para redução de impactos na saúde do município após ataque a SMS

- publicidade -

Em reunião realizada no fim da tarde desta sexta-feira (17), entre o prefeito Eraldo Paiva e servidores da saúde, foram levantados os encaminhamentos para amenizar os danos causados pelo incêndio na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A principal preocupação da gestão municipal é a garantia dos medicamentos para a população. Durante o incêndio, todos os medicamentos, insumos e equipamentos da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) foram perdidos. Um desfalque de cerca de R$ 10 milhões na saúde do município, e que afeta 70% da população.

A secretária de saúde, Aldenísia Albuquerque, disse que já foi feito um levantamento do estoque de medicamentos nas Unidades de Saúde e que já solicitou antecipação dos fármacos, junto às empresas licitadas, assim como a verificação de saldo para novas aquisições. Além disso, já houve um contato com a Secretaria do Estado e da Saúde Pública (Sesap), para garantia da cota mensal dos medicamentos estratégicos, o que foi garantido pela pasta.

O prefeito Eraldo falou sobre a reunião que teve com a governadora, na qual solicitou atenção especial com relação aos medicamentos e também reforço na segurança no município. Junto ao governo federal, o prefeito também já encaminhou medidas para reabastecimento dos insumos e medicamentos perdidos.

Quanto ao prédio da SMS, apesar da demolição do CAF realizada após vistoria, as demais salas funcionarão normalmente no local, com exceção de uma que precisou ser interditada. A Prefeitura estuda um novo local para armazenamento dos medicamentos.

O expediente na secretaria na próxima semana, bem como dos demais serviços da Prefeitura, dependerá da situação da segurança pública no estado até o domingo à tarde –quando um comunicado será emitido–, e do reestabelecimento da conexão da internet no prédio, que foi danificada.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais